Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3829
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Machado, Fátima Tailize Barros | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Arquétipo do feminino e a elaboração do ser docente das professoras do Município de Vale do Sol. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Menezes, Ana Luisa Teixeira de | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Partiendo del contexto de la cultura patriarcal en que vivimos y de la educación, que ha sido tratada como algo puramente racional, esta investigación busca, a través de una escucha atenta y sensible, valorar la trayectoria personal de las maestras vinculadas al municipio de Vale do Sol/RS. Se entiende que la formación profesional no viene sólo de la formación académica, sino de las situaciones enfrentadas por cada mujer profesora a lo largo de su vida. También se busca comprender cómo estas mujeres se conectan con el arquetipo de lo femenino. La metodología se basa en un enfoque fenomenológico, la amplificación simbólica y el círculo de la cultura, a partir de seis encuentros con siete maestras participantes, en los que se leyeron seis narraciones ancestrales de las diosas griegas Artemisa, Afrodita, Perséfone, Deméter, Hera y Atenea. También se realizaron experiencias con la escritura, la pintura y la arcilla. Los arquetipos de estas seis diosas fueron fundamentales para comprender la relación de las mujeres con lo femenino, así como la inconsciencia de algunos aspectos sociales que elevan la sociedad patriarcal y siguen menospreciando a las mujeres en su conjunto. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Professores | pt_BR |
dc.subject.other | Professoras - Vale do Sol (RS) | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Reflexão (Filosofia) | pt_BR |
dc.subject.other | Arquétipo (Psicologia) | pt_BR |
dc.subject.other | Feminismo e educação | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3829 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-25T14:59:35Z | - |
dc.date.available | 2024-06-25T14:59:35Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Baseado no contexto da cultura patriarcal, no qual estamos inseridos, e na educação, que vem sendo tratada como algo puramente racional, esta pesquisa busca, a partir de uma escuta atenta e sensível, valorar a trajetória pessoal de mulheres professoras vinculadas ao Município de Vale do Sol/RS. Entende-se que a formação profissional não acontece somente a partir da formação acadêmica, mas de situações enfrentadas por cada mulher professora no decorrer da vida. Além disso, busca também compreender como estas mulheres se conectam com o arquétipo do feminino. A metodologia está baseada em uma abordagem fenomenológica, na amplificação simbólica e no círculo de cultura, partindo de seis encontros, com sete professoras participantes, nos quais foi realizada a leitura de seis narrativas ancestrais das deusas gregas Ártemis, Afrodite, Perséfone, Deméter, Hera e Atena. Foram também realizadas vivências com a escrita, a pintura e a argila. Os arquétipos dessas seis deusas foram fundamentais para compreender a relação das mulheres com o feminino, além da inconsciência sobre alguns aspectos sociais que elevam a sociedade patriarcal e ainda menosprezam as mulheres na sua totalidade. | pt_BR |
dc.description.protocolo | 5343 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Fátima Tailize Barros Machado.pdf | 553.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons