Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3830
Autor(es): Holderbaun, Leticia Silva
Título: Consonâncias e dissonâncias da cisnormatividade : provocações para a formação em saúde.
Data do documento: 2024
Protocolo CEP: 70069423.0.0000.5343
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo discutir de que maneiras o encontro entre as práticas de saúde e as transexualidades, travestilidades e transgeneridades interpelam a formação nas áreas da saúde, levando em consideração a matriz de inteligibilidade dos gêneros e a produção da categoria "humano" nesses termos, os quais co-produzem e são co-produzidos pelos saberes médicos-psi. Situa-se, assim, num paradoxal cruzamento entre visibilidade e invisibilidade. Por um lado, identificam-se lacunas, nos processos de formação em saúde, em relação às temáticas de gênero e sexualidade, à saúde de pessoas trans e travestis e à produção de saberes dessas pessoas. No entanto, se há, de um lado, a invisibilidade ou a negação do estatuto de sujeitos de direitos às pessoas trans e travestis, isso não se deve a um "esquecimento" sobre sua existência no campo da saúde. Tratam-se de sujeitas/es/os hipervisíveis na medida em que reguladas/es/os e normalizadas/es/os pelos saberes médicos-psi, tendo a cisgeneridade como ponto de referência que sustenta concepções patológicas e categorias nosológicas em torno das identidades trans e travestis. Ainda que tais campos do saber não possuam uma única base epistemológica, eles estão inextricavelmente conectados pela suposição de universalidade do sujeito cis-heterossexual. Esta pesquisa assumiu a cartografia deleuze-guattariana como ferramenta teórico-metodológica. Nessa direção, o campo foi articulado nos movimentos do AMBITRANS (Ambulatório Multiprofissional de Atenção à Saúde da População LGBTTQIA+), projeto de extensão da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). No acompanhamento dos processos do ambulatório, foram cartografadas as questões que interpelam a formação no campo da saúde, em articulação com seus saberes e práticas, no que diz respeito às travestilidades, transexualidades e transgeneridades. Em relação às práticas de saúde discutidas, há diferentes modos pelos quais elas se ancoram na cisnormatividade, sem que estejam explicitamente vinculados a classificações nosológicas. Um fio comum que as interliga e as torna consonantes é a atribuição de uma temporalidade marcada pela convergência entre identidade e expressão de gênero em um desdobramento linear. Por outro lado, movimentos esparsos de dissonância fazem resistência ao tutelamento das pessoas trans e travestis pela esfera médica-psi.
Resumo em outro idioma: This dissertation aims to discuss how the encounter between health practices and transexualities, travestilities and transgenderities raises questions for training in the field of health, taking into account the matrix of intelligibility of genders and the production of the category of the "human" in such terms, which co-produce and are co-produced by medical-psi knowledge. It is thus located at a paradoxical intersection between visibility and invisibility. On the one hand, gaps are identified in health training processes in relation to gender and sexuality as subjects, the health of travestis and trans people, as well as these persons' knowledge production. That being said, if there is, on the one hand, invisibility or denial of the status of subjects of rights to travestis and trans people, this is not due to the health field "forgetting" they exist. These are hypervisible bodies to the extent that they are regulated and normalized by medical-psi knowledge, while cisgenderity acts as a point of reference that supports pathological conceptions and nosological categories around travesti and trans identities. Although such fields of knowledge don't have a unified epistemological basis, they are inextricably connected by the assumption of universality of the cis-heterosexual subject. This research adopted Deleuze-Guattarian cartography as a theoretical-methodological tool. In this direction, the field was articulated through the movements of AMBITRANS (Multiprofessional Health Attention Center for the LGBTTQIA+ Population), an extension project at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC). This cartography followed issues that are relevant for health training, in relation to this field's practices and knowledge regarding travestilities, transexualities and transgenderities. As for the health practices discussed in this dissertation, they are anchored in cisnormativity in different ways, without being explicitly linked to nosological classifications. A common thread that links them and makes them consonant is the attribution of a temporality marked by the convergence between gender identity and expression in a linear development. On the other hand, there are sparse movements of dissonance that create resistance against the tutelage of trans people and travestis by the medical-psi domain.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação em saúde
Pessoas transgênero
Travestis
Transexuais
Serviços básicos de saúde
Pessoal de saúde
Orientador(es): Hillesheim, Betina
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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