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dc.contributor.authorSilva Júnior, Antonio Pereira da-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleProcessos de recontextualização no novo ensino médio : um estudo sobre o empreendedorismo no currículo escolar maranhense.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilveira, Éder da Silva-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe dissertation is the result of research that aimed to understand how teachers from a public school in Maranhão interpret and re-signify (recontextualize) normative or instructional devices on entrepreneurship in the field of practice. The recontextualization process is a theory presented by Basil Bernstein (1996) that addresses how official discourses are understood and applied in the field of practice. This tool is important to help understand the current scenario of neoliberal attacks in the educational field, which aims to train self-managing subjects through regulations that involve educational reforms such as the New Secondary Education-NSE. To achieve the purpose of this work, a qualitative approach methodology was adopted, with eight interviews carried out as a data production procedure. The analysis was developed based on Discursive Textual Analysis (DTA) and systematized in Excel software. The teachers chosen to participate in the interviews work with the Life Project disciplines; Deepening I and II and Social Co-responsibility and Entrepreneurship, as they were the ones that demonstrated the greatest proximity to the theme of curricular entrepreneurship. The research considered national and state documents in the analysis process, seeking to observe the meanings and statements that these official documents presented for entrepreneurship and the way in which they were received and considered in the field of practice. The study allowed us to identify that the recontextualization process in the Maranhão curriculum has occurred through selection, decontextualization, displacement of meaning and the attribution of additional meaning, as well as through emerging subcategories that were expressed through the discomfort of teachers in in relation to the "hour load" of the subjects that make up the diversified part of the NEM curriculum, demonstrating that the field of practice has been a scenario of anguish and the relative scope of policy in what is prescribed in the curricular documents.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEmpreendedorismopt_BR
dc.subject.otherReforma do ensinopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3839-
dc.date.accessioned2024-08-23T12:04:33Z-
dc.date.available2024-08-23T12:04:33Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA dissertação resulta de pesquisa que teve como objetivo compreender como professores/as de uma escola pública maranhense interpretam e ressignificam (recontextualizam) os dispositivos normativos ou instrucionais sobre o empreendedorismo no campo da prática. O processo de recontextualização é uma teoria apresentada por Basil Bernstein (1996) que aborda como os discursos oficiais são entendidos e aplicados no campo da prática. Essa ferramenta é importante para ajudar a compreender o cenário atual de investidas neoliberais no campo educacional, que possui o intento de formar sujeitos autogestores por meio de regulamentações que envolvem reformas educacionais como a do Novo Ensino Médio (NEM). Para alcançar o propósito desse trabalho, foi adotada uma metodologia de abordagem qualitativa, com a realização de oito entrevistas como procedimento de produção de dados. A análise foi desenvolvida com base na Análise Textual Discursiva (ATD) e sistematizada no software Excel. Os docentes escolhidos para participarem das entrevistas trabalham com as disciplinas Projeto de Vida; Aprofundamento I e II e Corresponsabilidade Social e Empreendedorismo, pois foram as que demonstraram maior proximidade com a temática de empreendedorismo curricular. A pesquisa considerou documentos nacionais e estaduais no processo de análise, buscando observar os sentidos e enunciados que estes documentos oficiais apresentaram para o empreendedorismo e a forma como foram recebidos e considerados no campo da prática. O estudo permitiu identificar que o processo de recontextualização no currículo maranhense tem ocorrido por meio da seleção, da descontextualização, do deslocamento de sentido e da atribuição de sentido adicional, como também por meio de subcategorias emergentes que foram expressas por meio do desconforto dos docentes em relação à "carga horária" das disciplinas que compõem a parte diversificada do currículo do NEM, demonstrando que o campo da prática tem sido um cenário de angústias e de alcance relativo da política naquilo que é prescrito nos documentos curriculares.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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