Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3841
Autor(es): | Pereira, Cristiane |
Título: | Caminhos da formação : (re)encontro com a poesia docente. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | A presente dissertação, que se enquadra na linha de pesquisa Estudos de Mediação em Leitura, estando vinculada ao Grupo de Pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem (CNPq) e ao projeto de pesquisa Escola, escuta, vocalidade e experiência poética de ler (protocolo 445600), coordenado pela prof.ª Dr.ª Ângela Cogo Fronckowiak - PPGL, apresenta um conjunto de reflexões em torno das potencialidades poéticas para 12 educadoras da Educação Infantil e dos Anos Iniciais de uma instituição da rede privada do município de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, incluindo duas coordenadoras e uma orientadora educacional. Levando em consideração as vivências das docentes em relação à leitura do gênero poema, nosso objetivo foi compartilhar experiências poéticas através de cinco encontros de formação, os quais ocorreram entre os meses de agosto a novembro de 2023, visando a incorporação do referido gênero textual em suas ações pedagógicas. Os procedimentos metodológicos adotados atravessaram um percurso exploratório alicerçado em teorias que convidaram as professoras a fazer um caminho para dentro de si, sem opor arte e conhecimento. Para tanto, os estudos de Bachelard (1993) e a sua poética do espaço, a conquista do espaço poético proposta por Montes (2021), bem como o pensar uma educação da e para a leitura, de Fronckowiak; Barbosa (2021) e as propostas de ensino da leitura literária na escola, de Cosson (2009) foram fundamentais na tentativa de evidenciar às professoras a possibilidade de uma escolarização do gênero poema por meio da sensibilidade. |
Resumo em outro idioma: | La presente disertación, que se inscribe en la línea de investigación Estudios de Mediación en la Lectura, está vinculada al Grupo de Investigación Estudios Poéticos: Educación y Lenguaje (CNPq) y al proyecto de investigación Escuela, escucha, vocalidad y experiencia de lectura poética (protocolo 445600), coordinado por la Prof. Dra. Ângela Cogo Fronckowiak – PPGL, presenta un conjunto de reflexiones en torno al potencial poético para 12 educadoras de Jardín de Infancia y Primera Infancia de una institución privada del municipio de Venâncio Aires, Rio Grande do Sul, incluyendo dos coordinadoras y una orientadora educacional. Teniendo en cuenta las experiencias de las docentes en relación a la lectura del género poema, nuestro objetivo fue compartir experiencias poéticas a través de cinco encuentros de capacitación, que se realizaron entre los meses de agosto y noviembre de 2023, visando la incorporación del mencionado género textual en sus acciones pedagógicas. Los procedimientos metodológicos adoptados atravesaron un recorrido exploratorio basado en teorías que invitaron a las docentes a hacer un camino en sí mismas, sin oponer arte y saber; para ello, los estudios de Bachelard (1993) y su poética del espacio, la conquista del espacio poético propuesta por Montes (2021), así como el pensamiento de una educación de y para la lectura, de Fronckowiak; Barbosa (2021) y las propuestas para la enseñanza de la lectura literaria en la escuela, de Cosson (2009), fueron fundamentales para intentar mostrar a las docentes la posibilidad de escolarizar el género poético a través de la sensibilidad. |
Nota: | Inclui bibliografia |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Poesia Professores - Formação Poética |
Orientador(es): | Fronckowiak, Ângela |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Cristiane Pereira.pdf | 8.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons