Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/387
Autor(es): Jacomelli, Jussara
Título: A rede técnica de transporte enquanto estratégia de organização do território : uma análise da formação do norte Riograndense (1889-1955).
Data do documento: 2009
Resumo: Através dessa pesquisa, objetivou-se analisar a organização do território do Norte do Estado do Rio Grande do Sul no período de 1889 a 1955, com base no planejamento e constituição da rede técnica de transporte buscando compreender as políticas governamentais que influenciaram seu desenvolvimento durante esse período. A abordagem histórica fundamenta-se na pesquisa bibliográfica e documental, com ênfase em documentos publicados sobre as intervenções ocorridas durante o período em estudo. A Região Norte do Estado do Rio Grande do Sul em estudo, mais precisamente os territórios pertencentes originalmente aos Municípios de Santo Ângelo, Palmeira das Missões e Passo Fundo, por ocasião da Proclamação da República se caracterizou, no período em análise, pela forte atuação do Estado na implementação de políticas públicas voltadas ao ordenamento do território tendo em vista a modernização de sua infraestrutura. A adoção de políticas mais autônomas em termos de unidades federativas estiveram condicionadas ao contexto nacional de maior ou menor autonomia deliberadas às unidades federativas. Entre 1889 e o início da década de 30 ficou, em tese, pelo modelo federativo em vigor, a cargo dos Estados Federados o papel de promover o desenvolvimento e as políticas integradoras em seus respectivos territórios. A partir de então, o Estado Nacional tomou para si essa função através da criação do DNER (Departamento Nacional de Estradas e Rodagem), oportunidade em que o Rio Grande do Sul criou o DAER (Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem), organismos ligados à promoção do ordenamento da rede de transporte pelo modelo rodoviário. O Estado do Rio Grande do Sul adotou na Primeira República, no período de 1889 a 1930, a estratégia de modernizar o território com ferrovias como complementaridade às hidrovias e portos ou transporte de cabotagem e estradas gerais. A partir de 1930 até 1955, o Estado do Rio Grande do Sul, consoante ao Estado Nacional, assumiu uma nova postura. Em relação à modernização da rede de transporte a ideia passou a ser o rodoviário e suas facilidades em detrimento das redes modais. Nesse contexto, a rede técnica de transporte foi costurada no Norte do Rio Grande do Sul, idealizada pela opção modernizadora de centralização política e de funcionalidade econômica. Obedeceu a orientação estratégica de desenvolver a articulação interregional e dotar o território de equipamentos técnicos permitindo os diversos usos do mesmo, a exemplo da divisão territorial do trabalho, contribuindo, igualmente, para o desenvolvimento desigual do território.
Resumo em outro idioma: Through this research it was aimed to analyze the organization of the territory of the Northern State of Rio Grande do Sul in the period from 1889 to 1955, based on the planning and establishment of the technique network form of transport, in order to understand the government policies that have influenced its development during this period. The historical approach is based on the bibliographic and documentary research, with emphasis on documents published on the interventions made during the study period. The North Region of Rio Grande do Sul in the study, more precisely the territories originally belonging to the municipalities of Santo Angelo, Palmeira das Missões and Passo Fundo, during the Proclamation of the Republic, were marked in the period under review, by the strong performance of the State in the implementation of public policies returned to the arrangement of the territory with a view to the modernization of its infrastructure. The adoption of policies more autonomous in terms of federal units, were conditioned to the national context of greater or lesser autonomy, deliberated the federal units. Between 1889 and the beginning of the 30s it was, in theory, by the federal model in place, responsibility of the Federal States for promoting the development and integration policies in their respective territories. Since then, the National State took that role for itself, by creating the DNER (National Department of Roads and Ride), in which the Rio Grande do Sul created DAER (Autonomous Department of Roads and Ride), related bodies to the promotion of the arrangemente system by road model. The State of Rio Grande do Sul adopted during the First Republic (1889-1930), the strategy of modernize the territory with railroads as complementary to the ports or waterways and coastal transport and general roads. From the 1930 until 1955, the State of Rio Grande do Sul, according to the National State, assumed a new posture. Regarding the modernization of the transmission system, the idea has become to be the road system and its facilities to detriment of modal networks. In this context, the network of transport technique was sewn in the Northern of Rio Grande do Sul, idealized by the modernizing option of centralize political and economic functionality. It was followed the strategic direction of developing the joint interregional and equip the territory of technical equipments, enabling the various uses of the system, such as the territorial division of labor, contributing also to the uneven development of the territory.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Desenvolvimento regional - Rio Grande do Sul
Evolução social - Rio Grande do Sul
Política urbana
Orientador(es): Campos, Heleniza Ávila
Coorientador(es): Silva, Mozart Linhares da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

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