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dc.contributor.authorMarinho, Diwlay Bacelar-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleNo mundo das palavras : experiências poéticas de linguagem na educação básica.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorRichter, Sandra Regina Simonis-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a narrative study of the experience of poetic language in the Municipality of Chapadinha, located in the interior of Maranhão. The interest in this research emerged from the concerns of questioning poetic language in the fragile encounter between school and the poetic dimension of language. In order to understand the presence of poetic language at Colégio Nossa Senhora de Fátima (CONSEF), the writing begins with a phenomenological description of the intersection between Education and Literature in the final years of Elementary Education. The issue arises from understanding the importance of the experiences that words and images provide for the construction of meanings related to being and existing in the world. What role does poetic experience play in the space and time of the classroom and the school? How can we create opportunities for the poetic experience in the school as a literary experience? This writing stems from my teaching experience in the Portuguese Language curriculum component over seven years in Elementary Education at a private school. The study aimed to narrate the teaching experience with a focus on the experiences provided by the 'PalavrArte' exhibition, produced and presented by ninth-grade students in 2022. The methodology follows a descriptive perspective to narrate the meaning of questioning poetic language in the context of Basic Education as a proposal to live the experience of language within the space and time of the school, reflecting on what we can be in the world, what we can learn, say, narrate, and write. This perspective is supported by the dialogue with Merleau-Ponty (2018), Paul Zumthor (2018), Tzvetan Todorov(2021), Élie Bajard (2014), Cecilia Bajour (2012), Graciela Montes(2020), Jorge Larrosa (2018), Paulo Freire (2011), and José Contreras (2010), who allowed for the exploration of the encounter between literature and the school as an intertwining of reading and lived knowledge, emphasizing the importance of poetic texts in school as a means of paying attention to the experience of the world.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherLiteraturapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherNarrativa (Retórica)pt_BR
dc.subject.otherEducação de basept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3885-
dc.date.accessioned2024-09-24T15:14:43Z-
dc.date.available2024-09-24T15:14:43Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é um estudo narrativo de experiência de linguagem poética no Município de Chapadinha, localizado no Interior do Maranhão. O interesse pela pesquisa foi gestado nas inquietações em interrogar a palavra poética no frágil encontro entre escola e a dimensão poética de linguagem poética. No intuito de compreender a presença da palavra poética no Colégio Nossa Senhora de Fátima (CONSEF), a escrita parte da descrição fenomenológica da aproximação entre Educação e Literatura nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A problematização surge da compreensão da importância das experiências que palavras e imagens proporcionam para a produção de sentidos de ser e estar no mundo. Qual lugar ocupa a experiência poética no espaço e tempo da sala de aula e da escola? Como tornar possível espaços para a vivência poética na escola como experiência literária? Esta escrita nasce da experiência de docência, no ensino do componente curricular Língua Portuguesa, ao longo de 7 anos no Ensino Fundamental em uma escola da rede particular. O estudo teve a intencionalidade de narrar a experiência docente com foco nas experiências propiciadas, pela Exposição PalavrArte, produzida e realizada pelos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental em2022. A metodologia segue a perspectiva descritiva para narrar o sentido de interrogar a palavra poética na escola de Educação Básica como proposta de viver a experiência da palavra vivenciada no espaço e tempo da escola e sobre o que podemos ser no mundo, o que podemos aprender, dizer, contar e escrever. Essa perspectiva é sustentada pelo diálogo com Merleau-Ponty (2018), Paul Zumthor (2018), Tzvetan Todorov (2021), Élie Bajard (2014), Cecilia Bajour (2012), Graciela Montes (2020), Jorge Larrosa (2018), Paulo Freire (2011), e José Contreras (2010), os quais possibilitaram abordar o encontro entre literatura e a escola como um entrelace entre leitura e os conhecimentos vividos, expondo a importância do texto poético na escola como atenção à experiência de mundo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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