Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/389
Autor(es): | Sehn, Paulo Gustavo |
Título: | Um olhar complexo : a informática potencializadora da aprendizagem. |
Data do documento: | 2012 |
Resumo: | Esta dissertação é consequência do trabalho realizado em anos de presença e observação implicada em ambientes computacionais. Há tempos percebemos o quão importante são as novas tecnologias, desafiador, o ambiente computacional desperta nos alunos que lá frequentam um interesse superior pelo aprendizado, se comparar com o interesse deles dentro de uma sala de aula considerada tradicional. Neste trabalho foi estudado este ambiente, criando apontamentos que justificaram este interesse e o uso da máquina próximo de uma extensão de si. Desse acoplamento do sujeito máquina emergiu uma energia que foi convertida em aprendizado. A potencialização complexa deste processo através do ciclo: mobilização para o estudo uso do computador, autoria, deslocamentos e perturbações cognitivas e volta à mobilização foi abordada nessa narrativa. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation is the result of work done in the presence and years of observation involved in computing environments. For some time we realized how important are the new technologies in everyday school life of students in 7th and 8th grade School Hall Elementary Santo André in the town of Lajeado, Rio Grande do Sul. While we consider challenging, environment computational awakens in students attending a top concern for learning, to compare with their interest in a considered traditional classroom. In this work we studied this environment, creating notes that justify this interest and use the machine near a part of yourself. From that student engagement with the machine emerged an energy that was converted into learning. The potentiation of this complex process through the cycle: mobilization for the study computer use, authorship, displacements and cognitive disturbances and return to the mobilization was discussed is this narrative. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Ensino auxiliado por computador Tecnologia educacional Cognição Educação |
Orientador(es): | Pellanda, Nize |
Coorientador(es): | Pons, Mônica Elisa Dias |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PauloSehn8.pdf | 5.53 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons