Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3892
Autor(es): | Monteiro Neto, Walter Duarte |
Título: | Ampliação de vocabulário no ensino fundamental : experiências de interação entre estudantes e comunidade. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | As aulas de língua portuguesa no Ensino Fundamental, assim como os livros didáticos utilizados, dão pouca atenção às questões de oralidade e ampliação vocabular, aspectos essenciais para o desenvolvimento de estudantes capazes de ler, compreender e produzir textos orais e escritos com a habilidade necessária, não somente nas aulas de Língua Portuguesa, mas também das demais matérias que acessam, além da necessidade de dominar tais habilidades no cotidiano da vida social. Assim, é objetivo geral desta dissertação: Refletir sobre a ampliação de vocabulário nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através da mediação do professor, a partir de experiências de interação protagonizadas por estudantes e pela comunidade da Escola Municipal Agripiniano Barros, em Salvador-BA. Os objetivos específicos são: 1) Contextualizar o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental - Anos Iniciais, considerando os aspectos escolares e sociais nesse percurso; 2) Refletir sobre a relevância do ensino do léxico e da ampliação vocabular no ensino de Língua Portuguesa (LP) no Ensino Fundamental; e 3) Demonstrar se as práticas docentes desenvolvidas na Escola Municipal Agripiniano Barros refletem positivamente na ampliação do vocabulário de educandos/as do 5º ano do Ensino Fundamental, em articulação direta com as interações sociais com a comunidade onde a referida escola está inserida. A metodologia empregada se situa no campo das pesquisas qualitativas, mais especificamente na utilização da pesquisa-ação, como forma de identificar e propor a solução de um problema que atinja um indivíduo ou um grupo social. Os resultados apontam para a realização de uma ação pedagógica que, amparada nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva e das leis reguladoras do ensino no Brasil e na Bahia, alcançou bons resultados nos processos de aprendizagem de novos vocábulos, a necessidade de compreensão de seus significados e sinônimos e a possibilidade de utilização desses vocábulos em diferentes contextos. Além disso, revela-se a necessidade de ampliação de pesquisas no Ensino Fundamental, sobretudo a partir de professores/as-pesquisadores/as, que conhecem a realidade cotidiana da escola e assim podem refletir e desenvolver teorias mais próximas dessa realidade. |
Resumo em outro idioma: | Portuguese language classes in Elementary School, as well as the textbooks used, pay little attention to issues of orality and vocabulary expansion, essential aspects for the development of students capable of reading, understanding and producing oral and written texts with the necessary skill not only in Portuguese language classes, but also in the other subjects they access, in addition to the need to master such skills in everyday social life. Thus, the general objective of this dissertation is: To reflect on the expansion of vocabulary in the Final Years of Elementary School, through the mediation of the teacher, from interaction experiences carried out by students and the community of the Agripiniano Barros Municipal School, in Salvador-BA. The specific objectives are: 1) To contextualize the teaching of Portuguese Language in Elementary School, considering the school and social contexts in this path; 2) To reflect on the relevance of teaching the lexicon and vocabulary expansion in the teaching of PL for Elementary School students; and 3) To demonstrate that the teaching practices developed at the Agripiniano Barros Municipal School reflect positively on the expansion of the vocabulary of Elementary School students, in direct articulation with social interactions with the community where the school is inserted. The methodology used is located in the field of qualitative research, more specifically in the use of action research, as a way to identify and propose the solution of a problem that affects an individual or a social group. The results point to the realization of a pedagogical action that, supported by the theoretical assumptions of Cognitive Linguistics and the laws regulating teaching in Brazil and Bahia, achieved good results in the learning processes of new words, the need to understand their meanings and synonyms and the possibility of using these words in different contexts. In addition, the need to expand research in Elementary School is pointed out, especially from teacher-researchers, who know the daily reality of the school and thus can reflect and develop theories closer to this reality. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Leitura Crianças - Linguagem Aquisição de linguagem Oralidade |
Orientador(es): | Gustsack, Felipe |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Walter Duarte Monteiro Neto.pdf | 1.52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons