Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/389
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSehn, Paulo Gustavo-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUm olhar complexo : a informática potencializadora da aprendizagem.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.contributor.advisorcoPons, Mônica Elisa Dias-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is the result of work done in the presence and years of observation involved in computing environments. For some time we realized how important are the new technologies in everyday school life of students in 7th and 8th grade School Hall Elementary Santo André in the town of Lajeado, Rio Grande do Sul. While we consider challenging, environment computational awakens in students attending a top concern for learning, to compare with their interest in a considered traditional classroom. In this work we studied this environment, creating notes that justify this interest and use the machine near a part of yourself. From that student engagement with the machine emerged an energy that was converted into learning. The potentiation of this complex process through the cycle: mobilization for the study computer use, authorship, displacements and cognitive disturbances and return to the mobilization was discussed is this narrative.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/389-
dc.date.accessioned2015-08-05T12:29:24Z-
dc.date.available2015-08-05T12:29:24Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação é consequência do trabalho realizado em anos de presença e observação implicada em ambientes computacionais. Há tempos percebemos o quão importante são as novas tecnologias, desafiador, o ambiente computacional desperta nos alunos que lá frequentam um interesse superior pelo aprendizado, se comparar com o interesse deles dentro de uma sala de aula considerada tradicional. Neste trabalho foi estudado este ambiente, criando apontamentos que justificaram este interesse e o uso da máquina próximo de uma extensão de si. Desse acoplamento do sujeito máquina emergiu uma energia que foi convertida em aprendizado. A potencialização complexa deste processo através do ciclo: mobilização para o estudo uso do computador, autoria, deslocamentos e perturbações cognitivas e volta à mobilização foi abordada nessa narrativa.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PauloSehn8.pdf5.53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons