Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Guilherme Benhur de-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleDireito Intelectual : a proteção dos direitos autorais em obras musicais.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorReis, Jorge Renato dos-
dc.degree.departmentCurso de Direitopt_BR
dc.description.abstractThis monographic work has as its theme intellectual rights, in the field of copyright of musical works. We sought to analyze the historical evolution of intellectual rights, their concepts and principles, until their sedimentation in the legislation in force at the time, especially in Brazil. To this end, an exposition was made of the historical evolution of these rights, starting with the ancient Greek people. In this context, the deductive approach method and research techniques, predominantly bibliographic, were used. An analysis and explanation of the two methods of copyright transparency are carried out, namely plagiarism and counterfeiting. As well, we sought to understand the issues of moral and patrimonial rights and connections of the authors. Faced with the advancement of technology and the consequent evolution of digital music dissemination means, such as streaming platforms, for example, the musical interaction called Spotify, we also sought to analyze the issues facing the negotiation of musical artists in the world digital and address them conceptually in our doctrine and jurisdiction. Finally, to transfer a decent remuneration to artists and musical authors, it can be said that a structural change in the means of collecting and distributing copyrights is necessary, which will only be improved if these characters become the central focus of these rights.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherDireitos autoraispt_BR
dc.subject.otherPlágiopt_BR
dc.subject.otherTecnologia streaming (Telecomunicação)pt_BR
dc.subject.otherDireitos autorais - Canções e músicapt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3900-
dc.date.accessioned2024-10-18T18:29:27Z-
dc.date.available2024-10-18T18:29:27Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho monográfico possui como tema os direitos intelectuais, no ramo dos direitos autorais das obras musicais. Buscou-se, analisar a evolução histórica dos direitos intelectuais, seus conceitos e princípios, até a sua sedimentação nas legislações então vigentes, em especial, no Brasil. Para tal, se fez uma exposição da evolução histórica desses direitos, começando desde os povos gregos antigos. Utilizou-se, nesse contexto, o método de abordagem dedutivo e as técnicas de pesquisas, predominantemente, bibliográficas. Fez-se uma análise e explanação dos dois métodos de violações dos direitos autorais, sendo eles o plágio e a contrafação. Bem como, buscou-se entender a problemática dos direitos morais, patrimoniais e conexos dos autores. Frente ao avanço da tecnologia e a consequente evolução dos meios de difusão musicais digitais, como as plataformas de streaming, por exemplo, o fenômeno de interação musical chamado de Spotify, buscou-se, também, analisá-las frente a problemática da remuneração dos artistas musicais no mundo digital e debruçá-las conceitualmente na nossa doutrina e jurisprudência. Por fim, visando uma remuneração digna aos artistas e autores musicais, pode-se afirmar que, é necessária uma mudança estrutural nos meios de arrecadações e distribuições dos direitos autorais, que apenas se perfectibilizará se esses personagens se tornarem o foco central destes direitos.pt_BR
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Guilherme Benhur de Lima.pdf616.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons