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http://hdl.handle.net/11624/3904
Autor(es): | Costa, Morgana Pereira da |
Título: | Projeto profissional do/da jovem : princípios ambientais críticos e agroecológicos da pedagogia da alternância. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta dissertação está vinculada ao Grupo de Pesquisa-CNPq Educação Popular, Metodologias Participativas e Estudos Decoloniais, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e dedicou-se a tramar os temas da educação ambiental crítica e da agroecologia com a pedagogia da alternância. Nesse sentido, teve como objetivo geral compreender como os princípios da educação ambiental crítica e da agroecologia estão presentes e/ou ausentes no processo pedagógico de formação por alternância. Especificamente, objetivou: 1) Tramar a educação do campo e a pedagogia da alternância, traçando o estado do conhecimento das produções de artigos científicos desde a chegada da pedagogia da alternância ao Brasil e 2) Identificar e compreender como os princípios da educação ambiental crítica e da agroecologia estão presentes e/ou ausentes no processo pedagógico de formação por alternância, realizado na/pela Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (EFASC), Rio Grande do Sul, Brasil, a partir do Instrumento Pedagógico (IP) chamado Projeto Profissional do/da Jovem (PPJ), que sistematiza o processo de ensino-aprendizagem dos/das educandos/as do 3º ano do Ensino Médio. A pesquisa foi de natureza qualitativa, cujo percurso metodológico contemplou a análise documental dos PPJs, abrangendo cinco dimensões analíticas: 1) O contexto no qual o documento foi produzido e está inserido; 2) A autoria do texto; 3) A autenticidade e a confiabilidade do texto elaborado; 4) A natureza do texto e o meio para qual foi escrito e 5) Os conceitos-chave e a lógica interna do texto. A perspectiva teórica assumida foi o materialismo histórico dialético e a educação ambiental crítica. Com base nas análises, foi possível descrever e analisar o estado do conhecimento da pedagogia da alternância fundamentado nos artigos científicos que contemplam os mapeamentos de teses e dissertações, tramado ao movimento histórico e dialético percorrido pela educação do/no campo, no Brasil. Ademais, identificou-se nos documentos analisados a presença dos princípios da educação ambiental crítica e da agroecologia, provenientes das experiências acerca da criação de abelhas e compreendeu-se as relações entre o trabalho produtivo e reprodutivo, o uso do território, a valorização dos saberes da experiência e a preocupação com a manutenção dos bens comuns para esta e as futuras gerações, sob um olhar crítico e esperançoso dos/das jovens para a comunidade em que vivem. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation is linked to the CNPq Research Group on Popular Education, Participatory Methodologies, and Decolonial Studies within the Graduate Program in Education at the University of Santa Cruz do Sul (UNISC). It focuses on intertwining the themes of critical environmental education and agroecology with the pedagogy of alternation. Its general objective was to understand how the principles of critical environmental education and agroecology are present and/or absent in the pedagogical process of alternation-based education. Specifically, it aimed to: 1) Connect rural education and the pedagogy of alternation, mapping the state of knowledge through scientific articles since the pedagogy of alternation arrived in Brazil; and 2) Identify and understand how the principles of critical environmental education and agroecology are present and/or absent in the pedagogical process of alternation-based education conducted by the Agricultural Family School of Santa Cruz do Sul (EFASC) in Rio Grande do Sul, Brazil, through the Pedagogical Instrument (PI) called the Youth Professional Project (PPJ), which systematizes the teaching-learning process for third-year high school students. This qualitative research included a methodological approach based on the document analysis of the PPJs, covering five analytical dimensions: 1) The context in which the document was produced and is situated; 2) The authorship of the text; 3) The authenticity and reliability of the text; 4) The nature of the text and the medium for which it was written; and 5) The key concepts and internal logic of the text. The theoretical perspective adopted was historical-dialectical materialism and critical environmental education. Based on the analysis, it was possible to describe and analyze the state of knowledge on the pedagogy of alternation as informed by scientific articles, mapping theses and dissertations intertwined with the historical and dialectical evolution of rural education in Brazil. Additionally, the documents analyzed revealed the presence of principles of critical environmental education and agroecology, based on experiences with beekeeping, and the relationships among productive and reproductive work, land use, the valorization of experiential knowledge, and a concern for maintaining common resources for present and future generations, viewed through the critical and hopeful perspective of the youth within their community. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul Educação rural Educação popular Ecologia agrícola |
Orientador(es): | Moretti, Cheron Zanini |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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