Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3909
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dc.contributor.authorZubaran, Fernanda-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAprendizagem da leitura e da escrita no contexto de uma escola bilíngue português-inglês.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.contributor.advisorcoTownsend, Sabrine Amaral Martins-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe present study had the general objective of evaluating the performance of students enrolled in a bilingual curriculum (Portuguese and English) in the first two years of the initial grades of Elementary School with regard to learning to read and write in both languages. Are there differences in reading accuracy in Portuguese and English? Is there a positive correlation between languages during the learning process? Are the mistakes made by the first and second grade students from elementary school, during the naming word tests, similar in Portuguese and English? A theoretical review addresses aspects of cognition and language acquisition and the impact of learning to read on brain structures. Recent studies demonstrate positive effects of biliteracy on cognitive and linguistic functions, contradicting theories presented in the first half of the 20th century. According to (Alves; Finger, 2023, p.140) the coactivation of knowledge and skills between languages happens bidirectionally from the mother tongue to the additional language and vice versa without causing any linguistic or cognitive damage to the learner. This research evaluated the effects of bilingualism and biliteracy on children in the literacy phase, through a questionnaire to evaluate the socioeconomic profile of the participants in addition with reading and writing tests that were applied to 287 children, enrolled in the first and second year of Elementary School. Study 1 assessed the accuracy of reading words and pseudowords in Portuguese and English. The reading task was applied in a computer-based modality and developed on the PCIBEX platform (Zehr; Schwarz, 2018). Study 2 was a dictation (naming word) applied in Portuguese and English in order to evaluate the accuracy in writing words in both languages. The results indicate that 2nd grade students performed better in the reading and writing tests in both languages, and it was possible to observe a smaller increase in the additional language. In the analysis of spelling errors in Study 2, there was a decrease in the number of errors made by 2nd grade students in Portuguese compared to 1st year students, however the words that students had greater difficulty in writing were the same in the 1st and 2nd grades in Portuguese and English. The positive and significant correlation between the reading and writing productions in Portuguese and English of the 1st and 2nd grade students was corroborated.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherAquisição da segunda línguapt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherEducação bilínguept_BR
dc.subject.otherBilinguismopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3909-
dc.date.accessioned2024-11-29T19:44:39Z-
dc.date.available2024-11-29T19:44:39Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo geral avaliar a performance de estudantes matriculados em um currículo bilíngue (português e inglês), nos dois primeiros anos das séries iniciais do Ensino Fundamental, no que concerne à aprendizagem da leitura e da escrita em ambas as línguas. Há diferenças na acurácia da leitura em português e inglês - Há uma correlação positiva entre as línguas durante o processo de aprendizagem - Os erros cometidos durante o teste de ditado, pelos alunos dos 1º e 2º anos do ensino fundamental, são similares em português e inglês? A revisão teórica aborda aspectos sobre a cognição e aquisição da linguagem e o impacto da aprendizagem da leitura nas estruturas cerebrais. Estudos recentes demonstram efeitos positivos da biliteracia nas funções cognitivas e linguísticas, contrariando as teorias apresentadas na primeira metade do século XX. De acordo com (Alves; Finger, 2023, p.140), "a coativação de conhecimentos e habilidades entre as línguas acontece de forma bidirecional, da língua materna para a língua adicional e vice-versa, sem acarretar nenhum dano linguístico ou cognitivo ao aprendiz." Esta pesquisa avaliou os efeitos do bilinguismo e da biliteracia em crianças em fase de alfabetização, através de um questionário para avaliar o perfil socioeconômico dos participantes, juntamente, com testes de leitura e escrita que foram aplicados junto a 287 crianças, matriculadas no primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental. O Estudo 1 avaliou a acurácia da leitura de palavras e pseudopalavras em português e inglês. A tarefa de leitura foi aplicada na modalidade computer-based e desenvolvida na plataforma PCIBEX (Zehr; Schwarz, 2018). O Estudo 2 foi um ditado aplicado em português e inglês, a fim de avaliar a acurácia na escrita das palavras em ambas as línguas. Os resultados indicam que os alunos dos 2º anos tiveram uma melhor performance nos testes de leitura e escrita em ambas as línguas, sendo possível observar um incremento menor na língua adicional. Na análise dos erros ortográficos do Estudo 2, houve uma diminuição do número de erros cometidos pelos alunos dos 2º anos em português se comparados aos alunos do 1º ano, porém as palavras que os alunos tiveram mais dificuldades na escrita foram as mesmas nos 1º e 2º anos, tanto em português quanto em inglês. Corroborou-se a correlação positiva e significativa entre as produções de leitura e escrita, em português e inglês dos alunos do primeiro e segundo ano.pt_BR
dc.description.protocolo6.130.827pt_BR
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