Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3918
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Ana Carolyna Junqueira da | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Análise de quatro métodos de dimensionamento para pavimentos asfálticos em vias com baixo volume de tráfego. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Nervis, Leandro Olivio | - |
dc.degree.department | Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Pavimentos de asfalto | pt_BR |
dc.subject.other | Asfalto - Especificações | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3918 | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-16T13:17:02Z | - |
dc.date.available | 2025-01-16T13:17:02Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo apresentou a análise e comparação de quatro métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos aplicados a uma via de baixo volume de tráfego: Método da Resiliência, CBR, SAPEM e MeDiNa. Foram investigados aspectos relacionados ao desempenho estrutural, viabilidade técnica e adequação às condições locais, com base em dados disponibilizados na Tese de Nervis (2016). A motivação para essa investigação surge dos desafios enfrentados pelo setor de pavimentação, frequentemente marcado por custos elevados de projeto e pela adoção de soluções que, além de onerosas, podem resultar em pavimentos com vida útil reduzida, comprometendo a sustentabilidade a longo prazo. Assim, é essencial buscar um equilíbrio entre eficiência econômica e durabilidade, visando à implementação de infraestruturas viárias mais seguras, sustentáveis e economicamente viáveis. Os resultados evidenciaram que, embora métodos simplificados, como Resiliência, SAPEM e CBR, ofereçam maior atratividade econômica presumidamente, com base nas suas espessuras e quantidades de ensaios, eles podem não garantir o desempenho estrutural esperado ao longo do tempo. Em contrapartida, o MeDiNa destacou-se pela precisão e durabilidade, embora envolva um custo mais elevado. Portanto, a escolha do método ideal deve equilibrar durabilidade, economia e condições locais, de forma a subsidiar decisões técnicas mais assertivas. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Ana Carolyna Junqueira da Cruz.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons