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dc.contributor.authorCruz, Ana Carolyna Junqueira da-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAnálise de quatro métodos de dimensionamento para pavimentos asfálticos em vias com baixo volume de tráfego.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorNervis, Leandro Olivio-
dc.degree.departmentCurso de Engenharia Civilpt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPavimentos de asfaltopt_BR
dc.subject.otherAsfalto - Especificaçõespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3918-
dc.date.accessioned2025-01-16T13:17:02Z-
dc.date.available2025-01-16T13:17:02Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo apresentou a análise e comparação de quatro métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos aplicados a uma via de baixo volume de tráfego: Método da Resiliência, CBR, SAPEM e MeDiNa. Foram investigados aspectos relacionados ao desempenho estrutural, viabilidade técnica e adequação às condições locais, com base em dados disponibilizados na Tese de Nervis (2016). A motivação para essa investigação surge dos desafios enfrentados pelo setor de pavimentação, frequentemente marcado por custos elevados de projeto e pela adoção de soluções que, além de onerosas, podem resultar em pavimentos com vida útil reduzida, comprometendo a sustentabilidade a longo prazo. Assim, é essencial buscar um equilíbrio entre eficiência econômica e durabilidade, visando à implementação de infraestruturas viárias mais seguras, sustentáveis e economicamente viáveis. Os resultados evidenciaram que, embora métodos simplificados, como Resiliência, SAPEM e CBR, ofereçam maior atratividade econômica presumidamente, com base nas suas espessuras e quantidades de ensaios, eles podem não garantir o desempenho estrutural esperado ao longo do tempo. Em contrapartida, o MeDiNa destacou-se pela precisão e durabilidade, embora envolva um custo mais elevado. Portanto, a escolha do método ideal deve equilibrar durabilidade, economia e condições locais, de forma a subsidiar decisões técnicas mais assertivas.pt_BR
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