Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3918
Autor(es): Cruz, Ana Carolyna Junqueira da
Título: Análise de quatro métodos de dimensionamento para pavimentos asfálticos em vias com baixo volume de tráfego.
Data do documento: 2024
Resumo: O presente estudo apresentou a análise e comparação de quatro métodos de dimensionamento de pavimentos asfálticos aplicados a uma via de baixo volume de tráfego: Método da Resiliência, CBR, SAPEM e MeDiNa. Foram investigados aspectos relacionados ao desempenho estrutural, viabilidade técnica e adequação às condições locais, com base em dados disponibilizados na Tese de Nervis (2016). A motivação para essa investigação surge dos desafios enfrentados pelo setor de pavimentação, frequentemente marcado por custos elevados de projeto e pela adoção de soluções que, além de onerosas, podem resultar em pavimentos com vida útil reduzida, comprometendo a sustentabilidade a longo prazo. Assim, é essencial buscar um equilíbrio entre eficiência econômica e durabilidade, visando à implementação de infraestruturas viárias mais seguras, sustentáveis e economicamente viáveis. Os resultados evidenciaram que, embora métodos simplificados, como Resiliência, SAPEM e CBR, ofereçam maior atratividade econômica presumidamente, com base nas suas espessuras e quantidades de ensaios, eles podem não garantir o desempenho estrutural esperado ao longo do tempo. Em contrapartida, o MeDiNa destacou-se pela precisão e durabilidade, embora envolva um custo mais elevado. Portanto, a escolha do método ideal deve equilibrar durabilidade, economia e condições locais, de forma a subsidiar decisões técnicas mais assertivas.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Curso de Engenharia Civil
Tipo de obra: Trabalho de Conclusão de Curso
Assunto: Pavimentos de asfalto
Asfalto - Especificações
Orientador(es): Nervis, Leandro Olivio
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

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