Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Azevedo, Graciele Martini de | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | A repetência escolar no discurso acadêmico da ANPED. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Silva, Mozart Linhares da | - |
dc.contributor.advisorco | Hillesheim, Betina | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This research aims to analyze the truths construction about the school failure and the repeating citizen, as well as ways to deal with these citizens, from articles published in the National Association of Post Grade and Research in Education (ANPED) during the years from 2000 to 2009. The school failure currently is one of the most debated mechanisms of normalization in the school institutions. From the speeches contained in such articles, it is analyzed how the mechanisms of the school failure and antifailure are constructed as inclusion and exclusion devices in the school institutions, at the same time they make possible the normalization of the students. The carried through quarrel is supported in the writings produced by Michel Foucault, as the production of the citizens normal/ not normal, the disciplinarization and governamentalization of the citizens. From this point, it is considered that the speeches on the articles published by ANPED construct the school failure as a mechanism that can develop the citizens exclusion. Moreover, the antifailure mechanisms used in the governamentalization process of the students include them at the same time it normalizes them also. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Repetência | pt_BR |
dc.subject.other | Inclusão em educação | pt_BR |
dc.subject.other | Normalização | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/392 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-05T12:43:17Z | - |
dc.date.available | 2015-08-05T12:43:17Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem por objetivo analisar a construção de verdades sobre a repetência escolar e o sujeito repetente, bem como formas de lidar com esses sujeitos, a partir dos artigos publicados na Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) no período de 2000 a 2009. A repetência escolar atualmente se encontra como um dos mecanismos de normalização mais debatidos nas instituições escolares. A partir dos discursos contidos em tais artigos, analisa-se como os mecanismos da repetência escolar e da antirrepetência são construídos como dispositivos de inclusão e de exclusão escolar, ao mesmo tempo em que possibilitam a normalização dos/as alunos/as. A discussão realizada apoia-se nos escritos produzidos por Michel Foucault, como a produção dos sujeitos normal/anormal, a disciplinarização e governamentalização dos sujeitos. A partir disto, considera-se que os discursos que perpassam os artigos publicados pela ANPED constroem a repetência escolar como um mecanismo que pode levar a exclusão dos sujeitos. Além disso, os mecanismos antirrepetência utilizados no processo de governamentalização dos/as alunos/as os inclui ao mesmo tempo em que os normaliza. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GracieleAzevedo.pdf | 633.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons