Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3933
Autor(es): | Santos, Nilzete Vieira dos |
Título: | Trabalho docente e envelhecimento : um estudo sobre professoras e gestoras do ensino médio de um município do interior do estado do Maranhão. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta dissertação investiga os efeitos do envelhecimento no trabalho docente de professoras do Ensino Médio em fase final de carreira na Educação Básica de um município do interior do estado do Maranhão, segundo suas percepções. O objetivo principal foi descrever e analisar como as professoras do Ensino Médio de um município do interior do estado do Maranhão em fase final de carreira compreendem a questão do envelhecimento, em específico no que se refere aos seus efeitos no trabalho. Foram os seguintes os objetivos específicos: descrever os significados atribuídos pelas professoras às relações entre trabalho e envelhecimento; compreender e analisar a carga de trabalho sob a perspectiva de docentes do Ensino Médio próximos da aposentadoria; descrever e analisar as formas de engajamento e desengajamento desenvolvidas por docentes em final de carreira. A pesquisa se apoia em estudos que versam sobre o envelhecimento (Doll et. all; Doll, Ramos, Buaes; Fontoura, Doll, Oliveira); intensificação do trabalho, carga e sobrecarga de trabalho (Dal Rosso; Antunes); divisão sexual no trabalho (Kergoat) e as suas implicações no trabalho docente (Viegas). A metodologia foi qualitativa, com propriedades descritivas, dividindo-se em pesquisa bibliográfica e trabalho de campo por meio de entrevistas semiestruturadas. Os resultados foram organizados em cinco categorias de análise principais: carga e sobrecarga de trabalho, envelhecimento e formas de enfretamento no trabalho docente, engajamento e desengajamento de professores próximos à aposentadoria, conhecimentos que ajudam a lidar com o envelhecimento e reconhecimento e motivação para o trabalho. A análise revela que todas as professoras entrevistadas reconhecem algum tipo de efeito no trabalho causado pelo envelhecimento, normalmente traduzido na diminuição da capacidade de dar conta das tarefas com a mesma intensidade. O estudo também destaca as formas de engajamento e desengajamento no trabalho dessas professoras próximas à aposentadoria, mostrando que elas buscam formas de se manterem ativas no trabalho. Aponta como as professoras enxergam o reconhecimento no trabalho e a importância dele para promover um envelhecimento positivo no ambiente de trabalho. As docentes ressaltam também o valor do conhecimento acumulado ao longo da carreira, demonstrando que ele contribui para enfrentar os limites trazidos pelo envelhecimento. O estudo conclui, ainda, que as políticas educacionais precisam incluir ações sobre o processo de envelhecimento docente e criar condições para uma melhor preparação dos mesmos para a fase final da carreira profissional. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation investigates the effects of aging on the teaching work of high school teachers nearing the end of their careers in Basic Education in a municipality in the interior of the state of Maranhão, according to their perceptions. The main objective was to describe and analyze how high school teachers in a municipality in the interior of Maranhão, who are nearing the end of their careers, understand the issue of aging, specifically regarding its effects on their work. The specific objectives were as follows: to describe the meanings attributed by the teachers to the relationship between work and aging; to understand and analyze the workload from the perspective of high school teachers approaching retirement; to describe and analyze the forms of engagement and disengagement developed by teachers at the end of their careers. The research is based on studies addressing aging (Doll et. all; Doll, Ramos, Buaes; Fontoura, Doll, Oliveira); work intensification, workload, and overload (Dal Rosso; Antunes; sexual division of labor (Kergoat) and its implications in teaching (Viegas). The methodology was qualitative, with descriptive characteristics, and divided into bibliographic research and fieldwork through semi-structured interviews. The results were organized into five main categories of analysis: workload and overload, aging and coping mechanisms in teaching, engagement and disengagement of teachers nearing retirement, knowledge that helps in dealing with aging, and recognition and motivation for work. The analysis reveals that all interviewed teachers acknowledge some form of effect on their work caused by aging, usually reflected in a reduced capacity to handle tasks with the same intensity. The study also highlights the forms of engagement and disengagement in the work of these teachers nearing retirement, showing that they seek ways to remain active in their work. It points out how the teachers perceive recognition at work and its importance in promoting positive aging in the workplace. The teachers also emphasize the value of accumulated knowledge throughout their careers, demonstrating that it helps them cope with the limitations brought about by aging. The study concludes that educational policies need to include actions addressing the aging process of teachers and create conditions for better preparation for the final stage of their professional careers. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Professores de ensino médio Professores - Envelhecimento Aposentadoria |
Orientador(es): | Viegas, Moacir Fernando |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Nilzete Vieira dos Santos.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons