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dc.contributor.authorKarnopp, Marla-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUso de plantas medicinais e fitoterápicos por uma comunidade escolar do interior do Rio Grande do Sul.pt_BR
dc.date.issued2024-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMorsch, Lisoni Muller-
dc.contributor.advisorcoSilva, Chana de Medeiros da-
dc.degree.departmentCurso de Farmáciapt_BR
dc.description.abstractThis document details an ethnopharmacological study that investigated the use of medicinal plants and herbal remedies by the community of a school in the interior of Rio Grande do Sul. The objectives were to identify the main types of medicinal plants, the parts of the plants used, and their herbal indications, as well as to promote the rational use of medicinal plants and herbal remedies. The proposed methodology involves a descriptive research approach, being an exploratory field study that presents qualitative, quantitative, and contextual nature. A total of 55 (fifty-five) people participated in the research, including 33 (thirty-three) males and 22 (twenty-two) females, with ages ranging from 18 (eighteen) to 76 (seventy-six) years, with the age of 18 (eighteen) years being the most prevalent (n=27). Regarding ethnicity, 45 (forty-five) individuals identified as white and 10 (ten) as black. The school community casually uses medicinal plants when faced with an illness, particularly using the leaves of the plants and preparing them as tea through the infusion technique. Consumption is generally influenced by parents, being acquired within the family, from friends, and acquaintances, who have their own production. The ethnopharmacological research on the use of medicinal plants and herbal remedies showed that out of the 58 (fifty-eight) medicinal plants mentioned in the data collection instrument, there was a higher prevalence of mint (n=44) and yerba mate (n=40), especially because they are known for their medicinal properties and/or by the gaucho culture. To contribute to the school community, a brochure on the rational use of medicinal plants and herbal remedies was developed.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherPlantas medicinaispt_BR
dc.subject.otherFitoterapiapt_BR
dc.subject.otherTerapias complementarespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3938-
dc.date.accessioned2025-01-17T20:25:42Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste documento detalha uma pesquisa etnofarmacológica, que investigou o uso de plantas medicinais e fitoterápicos pela comunidade de uma escola no interior do Rio Grande do Sul. Os objetivos foram identificar os principais tipos de plantas medicinais e a parte utilizada do vegetal e suas indicações fitoterápicas, os métodos de preparo de plantas medicinais utilizados pela comunidade, bem como promover o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicas. A metodologia proposta aborda uma pesquisa do tipo descritivo, sendo uma pesquisa de campo exploratória que apresenta natureza qualitativa, quantitativa e contextual, para tanto participaram da pesquisa 55 (cinquenta e cinco) pessoas, sendo 33 (trinta e três) do sexo feminino e 22 (vinte e dois) do sexo masculino, com idades que variam de 18 (dezoito) a 76 (setenta e seis) anos, prevalecendo a idade de 18 (dezoito) anos (n=27), e quanto a raça 45(quarenta e cinco) pessoas indicaram ser de raça branca e 10 (dez) de raça negra. A comunidade escolar utiliza casualmente as plantas medicinais quando por alguma enfermidade, usando-se, especialmente, as folhas da planta e preparação em chá pela técnica de infusão. O consumo geralmente é decorrente da influência dos pais, sendo adquiridos na família, com amigos e conhecidos, no qual tem sua própria produção. A pesquisa etnofarmacológica do uso de plantas medicinais e fitoterápicos demonstrou que das 58 (cinquenta e oito) plantas medicinais citadas no instrumento de coleta de dados, houve maior prevalência para hortelã 75% (n=44) e erva-mate 69% (n=40), especialmente por serem conhecidas pelas suas propriedades medicinais e/ou pela cultura gaúcha. Para contribuir com a comunidade escolar foi elaborado um folder sobre o uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos.pt_BR
dc.description.embargo2027-12-06-
dc.description.protocolo7.177.659pt_BR
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