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http://hdl.handle.net/11624/3940
Autor(es): | Rosa, Patricia Vargas da |
Título: | Biografias da alma na universidade : imagens do mito do herói/heroína nas narrativas de vida de estudantes. |
Data do documento: | 2024 |
Protocolo CEP: | CAAE: 70434923.9.0000.5343, parecer aprovado em 04 de julho de 2023 |
Resumo: | A tese propõe uma compreensão de modos de imaginar a (com)vivência universitária que emergem com as narrativas de vida dos estudantes de graduação do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Cachoeira do Sul/RS (UFSM-CS). No âmbito de uma pesquisa qualitativa, de abordagem fenomenológica, vivencial-dialógica e simbólica, o estudo contempla a realização de rodas de conversa com estudantes, com a manifestação expressiva através da argilapalavra, termo utilizado para nomear a composição entre a modelagem em argila e a oralidade nas narrativas. A metodologia de amplificação simbólica é empregada para compreender e analisar o material que emerge nas vivências propostas. O registro do trabalho de campo se dá através de fotografias, anotações em diário de bordo e transcrição a partir de gravação de áudio. As imagens do mito de herói/heroína, como modos de imaginar as (com)vivências universitárias nas narrativas dos estudantes, emergem nas amplificações simbólicas, evidenciando a sua força geradora de sentidos para as manifestações expressivas do inconsciente coletivo e o aprofundamento do vivido no ensino superior. Com aporte teórico em Carl Gustav Jung, James Hillman, Joseph Campbell e outros autores, a pesquisa considera que a lógica dos mitos ajuda a selecionar a trama das narrativas na psique. As narrativas de vida dos estudantes são compreendidas como biografias da alma, por apresentarem uma perspectiva de aprofundamento de suas próprias imagens. O estudo considera que dar à própria narrativa um sentido de mito é uma forma de encontrar sentidos mais profundos para o que é vivenciado na jornada de cada um na universidade. A interlocução entre quem conta e quem escuta cria um espaço de (trans)formação, termo que destaca uma inseparabilidade entre formação e transformação, relacionada com o processo de individuação. Partindo da dimensão simbólica evidenciada nas narrativas de estudantes, a investigação tece reflexões e indagações acerca da universidade e da educação, indicando a necessidade de espaços-tempos para a manifestação expressiva dos discentes, de escuta sensível e de acolhimento e cuidado das diferentes jornadas que são biografadas no ensino superior, para que sentidos mais profundos ressoem nas (com)vivências universitárias. |
Resumo em outro idioma: | The thesis proposes an understanding of ways to imagine the (co)existence within the university that emerge from the life narratives of undergraduate students at the Federal University of Santa Maria Campus in Cachoeira do Sul/RS (UFSM-CS). Within the scope of qualitative research with a phenomenological, experiential-dialogical, and symbolic approach, the study includes the experience of conversation circles with students, with expressive manifestations through the clayword, a term used to name the composition between clay modeling and orality in the narratives. The methodology of symbolic amplification is employed to understand and analyze the material that emerges from the proposed experiences. Fieldwork is recorded through photographs, logbook notes, and audio recording transcriptions. The images of the hero/heroine myth, as ways to imagine the (co)existence within the university in the students' narratives, emerge in symbolic amplifications, demonstrating their sense-generating power for the expressive manifestations of the collective unconscious and the deepening of lived experiences within higher education. Drawing from the theoretical references in Carl Gustav Jung, James Hillman, Joseph Campbell, and other authors, the research considers that the logic of myths helps to select the plot of narratives in the psyche. The students' life narratives are understood as biographies of the soul, presenting a perspective of deepening their own images. The study considers that giving one's narrative a sense of myth is a way to find deeper meanings for what is experienced in each person's journey at the university. The dialogue between the storyteller and the listener creates a (trans)formative space, a term that highlights an inseparability between formation and transformation, related to the process of individuation. Based on the symbolic dimension evidenced in the narratives by the clayword of students, the investigation weaves reflections and inquiries about the university and education, indicating the need for space-times for the expressive manifestation of students, for sensitive listening, and for welcoming and caring for the different journeys that are chronicled in higher education, so that deeper meanings resonate in the (co)existence within the university. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Educação multicultural Simbolismo Narrativa (Retórica) Convivência Estudantes universitários |
Orientador(es): | Menezes, Ana Luisa Teixeira de |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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