Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPochmann, Eduardo Luís-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleUma abordagem complexa do processo ensino-aprendizagem dos alunos de medicina no ambulatório de reumatologia da UNISC.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorPellanda, Nize-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study proposes an holistc, non-linear, learning perspective , despite the scientific and rational paradigm in a fractionable philosophic positivism doctrine.The objective of the study is to create an environment for an emergent student’s process of learning with the patients, using the principle of H. Atlan’s noise complexification and the H. Maturana and F. Varela’s autopoiesis. It has been proposed a qualitative methodologic study into an emergent selfconstruction between the student and the structural coupling with the environment and the patients in the UNISC School of Medicine. It was intended, through self-narratives, to reach the acknowledge of my student’s complexification and self-construction.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherMédicos - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação médicapt_BR
dc.subject.otherAutopoiesept_BR
dc.subject.otherCogniçãopt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/395-
dc.date.accessioned2015-08-05T13:04:33Z-
dc.date.available2015-08-05T13:04:33Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo propõe a discussão de uma perspectiva holística, não-linear, de aprendizagem, frente ao paradigma da racionalidade científica positivista fragmentada. Tem, por objetivo,dentro do princípio da complexificação pelo ruído de H. Atlan e da autopoiese de H. Maturana e F. Varela, a criação de um ambiente que possibilite um processo emergente de auto-organização do aluno e o acoplamento estrutural com o paciente.A proposta metodológica foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e o ambiente escolhido para geração de dados o ambulatório de Reumatologia da UNISC. Pretendo, através de narrativas, saber como ocorre o processo de aprendizado dos acadêmicos de medicina à luz de concepções da complexificação.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EduardoPochmann.pdf211.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons