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http://hdl.handle.net/11624/395
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Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Pochmann, Eduardo Luís | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Uma abordagem complexa do processo ensino-aprendizagem dos alunos de medicina no ambulatório de reumatologia da UNISC. | pt_BR |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Pellanda, Nize | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | This study proposes an holistc, non-linear, learning perspective , despite the scientific and rational paradigm in a fractionable philosophic positivism doctrine.The objective of the study is to create an environment for an emergent student’s process of learning with the patients, using the principle of H. Atlan’s noise complexification and the H. Maturana and F. Varela’s autopoiesis. It has been proposed a qualitative methodologic study into an emergent selfconstruction between the student and the structural coupling with the environment and the patients in the UNISC School of Medicine. It was intended, through self-narratives, to reach the acknowledge of my student’s complexification and self-construction. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Médicos - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Educação médica | pt_BR |
dc.subject.other | Autopoiese | pt_BR |
dc.subject.other | Cognição | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/395 | - |
dc.date.accessioned | 2015-08-05T13:04:33Z | - |
dc.date.available | 2015-08-05T13:04:33Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo propõe a discussão de uma perspectiva holística, não-linear, de aprendizagem, frente ao paradigma da racionalidade científica positivista fragmentada. Tem, por objetivo,dentro do princípio da complexificação pelo ruído de H. Atlan e da autopoiese de H. Maturana e F. Varela, a criação de um ambiente que possibilite um processo emergente de auto-organização do aluno e o acoplamento estrutural com o paciente.A proposta metodológica foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e o ambiente escolhido para geração de dados o ambulatório de Reumatologia da UNISC. Pretendo, através de narrativas, saber como ocorre o processo de aprendizado dos acadêmicos de medicina à luz de concepções da complexificação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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