Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/396
Autor(es): | Schmidt, Eliane Maria Loebens |
Título: | Ética e moral na educação de jovens e adultos. |
Data do documento: | 2011 |
Resumo: | O presente estudo sobre educação moral e ética consiste numa pesquisa qualitativa a partir da análise descritiva e interpretativa dos olhares éticos na educação, em especial na educação de jovens e adultos. Destacamos nos estudos do psicólogo Yves de La Taille as dimensões intelectuais e afetivas que levam uma pessoa a legitimar ou não as regras morais, e nos estudos de Paulo Freire as características de uma postura ética na educação. A pesquisa empírica consiste em narrativas junto a alunos, professores e funcionária de uma instituição de educação de jovens e adultos de Santa Cruz do Sul, onde apresentamos uma questão que os levassem a pensar sobre como se percebem na EJA. Na segunda etapa da pesquisa, a partir da narrativa de uma situação escolar, solicitamos que se posicionassem a respeito da mesma, colocando-se no lugar das pessoas envolvidas em tal situação. A partir desta, pedimos que escrevessem algum conflito já vivido e explicassem o que os levou a tomada de decisão. A análise e o estudo das narrativas nos forneceram um retrato da ética que se revela naquela realidade em três características: ações morais e éticas evidenciadas; características de ausência de autonomia na resolução de um dilema; e características que apontam uma atmosfera moral de muito desconforto em relação à sociedade. Ao analisarmos e descrevermos a realidade apoiados nos estudos teóricos, apontamos algumas necessidades para trabalhar os conceitos de moral e ética na educação, assim como apresentamos algumas possibilidades para tornar as teorias éticas uma prática no cotidiano escolar. |
Resumo em outro idioma: | El presente estudio sobre educación moral y ética consiste en una pesquisa cualitativa a partir del análise descriptiva e interpretativa de las opiniones éticas en la educación, en especial en la educación de jóvenes y adultos. Subrayamos en los estudios del psicólogo Yves de La Taille, las dimensiones intelectuales y afetivas que llevan una persona a legitimar o no las reglas morales yen los estudios de Paulo Freire características de una postura ética en la educación. La pesquisa empírica consiste en narrativas junto a alumnos, profesores y una funcionaria de un establecimiento de educación de jóvenes y adultos de Santa Cruz del Sur dónde presentamos una situación que los llevasen a pensar sobre como se perciben en la EJA. En la segunda etapa de la pesquisa, a partir de la narración de un dilema vivido en una situación escolar, solicitamos que tomasen posición a respeto del mismo, poniéndose en el lugar de las personas arrolladas en el dilema. A partir de este, pedimos que escribisen algun dilema ya vivido y explicasen lo que los llevó a tomar la decisón. El análise y estudio de las narrativas nos ofretaron un retrato de la ética que se revela en aquella realidad en tres características: acciones morales y éticas evidenciadas; características de ausencia de autonomia en la resolución de un dilema y características que señalan una atmosfera moral de mucho incómodo en relación a la sociedad. Al analisarmos y describirmos la realidad, apoyados en los estudios teóricos, indicamos algunas necesidades para trabajar los conceptos de moral y ética en la educación, así como presentamos algunas posibilidades para convertir las teorias éticas en una práctica en el cotidiano escolar.. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação de adultos Ética Realidade |
Orientador(es): | Martini, Rosa Maria F. |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ElianeSchmidt.pdf | 1.44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons