Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3973
Autor(es): | Santos, Maria dos Milagres Diniz dos |
Título: | A tecitura da pedagogia da escuta e do diálogo através das experiências educativas das mulheres no "atelier costura da vida : geração de renda que transforma vidas". |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Esta dissertação versa sobre os saberes da experiência das mulheres na produção de redes no Projeto Atelier "Costura da Vida", em Chapadinha-MA. A partir dela, buscou-se compreender como o diálogo e a escuta se manifestaram nas atividades de produção das redes e se relacionaram com os saberes da experiência das mulheres participantes do projeto. Tendo em vista que, ao estarem inseridas em um espaço que possibilita educação não escolar e que as atividades ocorrem de forma coletiva, o diálogo e escuta tornam-se indissociáveis. Especificamente pretendeu-se conhecer as trajetórias formativas e de vida dessas mulheres investigou-se os saberes da experiência das mulheres em um contexto de educação não escolar e descreveu como os saberes se manifestam na/durante a produção de redes; além disso, observou-se e analisou-se a presença e/ou ausência da escuta e do diálogo na realização das atividades desenvolvidas no "Atelier Costura da Vida" e a sua importância na troca e construção de saberes. A pesquisa foi realizada com as artesãs ao longo de 11 meses. Para tanto, foi realizada observação participante com utilização de diário de campo para registro das observações e foi realizada entrevista semiestruturada com três artesãs participantes do projeto. Os dados obtidos foram transcritos e sistematizados para análise. Desta forma, os saberes advindos da experiência das mulheres, refletem sobre os saberes que elas possuem, produzem e trocam por meio da escuta e do diálogo. As relações entre a escuta e o diálogo constituem uma pedagogia própria identificadas e analisadas a partir dos saberes da experiência feito, saberes da experiência, saber fazer, saber da prática, saber do lar, saber técnico, saber da maternidade, saber do artesanato e saber da consciência corporal. |
Resumo em outro idioma: | This dissertation deals with the knowledge of women's experience in the production of hammocks in the Atelier Project "Costura da Vida", in Chapadinha-MA. From it, we sought to understand how dialogue and listening were manifested in the production activities of the networks and related to the knowledge of the experience of the women participating in the project. Considering that, by being inserted in a space that enables non-school education and that the activities occur collectively, dialogue and listening become inseparable. Specifically, it was intended to know the formative and life trajectories of these women, the knowledge of women's experience in a context of non school education was investigated and how knowledge is manifested in/during the production of networks; in addition, the presence and/or absence of listening and dialogue in the realization of the activities developed in the "Atelier Costura da Vida" and its importance in the exchange and construction of knowledge were observed and analyzed. The research was carried out with the artisans over 11 months. To this end, participant observation was carried out using a field diary to record the observations and a semi structured interview was conducted with three artisans participating in the project. The data obtained were transcribed and systematized for analysis. In this way, the knowledge arising from the experience of women reflects on the knowledge they have, produces and exchanges through listening and dialogue. The relations between listening and dialogue constitute a pedagogy of their own, identified and analyzed based on the knowledge of experience, knowledge of experience, know-how, practical knowledge, home knowledge, technical knowledge, motherhood knowledge, crafts knowledge and body awareness knowledge. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação Mulheres Trabalho |
Orientador(es): | Moretti, Cheron Zanini |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Maria dos Milagres Diniz dos Santos.pdf | 1.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons