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http://hdl.handle.net/11624/3974
Autor(es): | Dill, Diovane da Rosa |
Título: | Escola e trabalho nas narrativas de educandos/as trabalhadores/as da Emem Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Triunfo, RS. |
Data do documento: | 2024 |
Resumo: | Este estudo apresenta os resultados de pesquisa que teve como objetivo principal descrever e analisar as dificuldades e estratégias para conciliar escola e trabalho apontadas nas autonarrativas dos jovens educandos/as trabalhadores/as do esnino médio da EMEM Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Triunfo/RS. Como objetivos específicos, a tese buscou: a) Descrever e analisar as percepções sobre escola e trabalho nas narrativas de jovens estudantes trabalhadores de uma escola de ensino médio; b) Entender de que forma espaços como escola e trabalho se aproximam, se repelem e se interrelacionam nas autonarrativas de jovens estudantes trabalhadores; c) Descrever as expectativas futuras, quanto a trabalho e estudo, de jovens trabalhadores que cursam o Ensino Médio; d) Contribuir, por meio do desenvolvimento de narrativas autobiográficas, para que jovens trabalhadores estudanes do Ensino Médio reflitam sobre suas trajetórias de vida e trabalho, ressignificando-as. Em termos teóricos, o estudo de apoia em reflexões de autores como Antunes, sobre a temática do trabalho; Enguita, Ciavatta e Saviani, acerca de conceitos e relações entre trabalho e educação; Carrano, Dayrell e Groppo (2020) são alguns dos principais autores em que nos apoiamos para compreender as questões relacionadas aos jovens e à juventude, enquanto Tomazetti, Dayrel, Silva e Silveira, entre outros, embasam a discussão sobre escola e ensino médio. Para a utilização do método autobiográrico, nos apoiamos principalmente na proposta de ateliês biográficos de Delory-Momberger, assim como também em Josso. Essa metodologia se baseia na produção da escrita de si com vistas à elaboração de trajetórias de vida, tanto no sentido pessoal quanto profissional dos sujeitos. As narrativas foram produzidas em vários encontros do grupo. Nossa hipótese é que as autonarrativas dos jovens alunos trabalhadores do ensino médio da EMEM Liberato Salzano Vieira da Cunha de Triunfo/RS revelam as dificuldades e estratégias para conciliar escola e trabalho, entre as quais a precariedade das condições de trabalho as quais desde muito cedo precisam se submeter os estudantes. Como principais resultados, o estudo aponta que os jovens que participaram da pesquisa tiveram suas primeiras experiências de trabalho ainda crianças, alguns a partir dos sete anos de idade, sendo que em sua grande maioria o primeiro contato com o trabalho se deu no âmbito familiar. Em suas autobiografias, os estudantes destacam a importância dada a escola, relacionada a aspectos como sociabilidade, aprendizagens diversas e especialmente as possibilidades de melhores condições de vida. Além disso, o estudo constatou que é desejo da quase totalidade dos participantes cursar ensino superior. O estudo revelou ainda o grande esforço feito pelos jovens estudantes para conciliar jornadas de trabalho árduas e precárias com a frequência à escola, a qual, segundo vários participantes, não atende suas necessidades. |
Resumo em outro idioma: | This study presents the results of a research whose main objective was to describe and analyze the difficulties and strategies for reconciling school and work highlighted in the self-narratives of young working students in high school at EMEM Liberato Salzano Vieira da Cunha, in Triunfo/RS. As specific objectives, the thesis sought to: a) Describe and analyze the perceptions about school and work in the narratives of young working students in a high school; b) Understand how spaces such as school and work come together, repel each other, and interrelate in the self-narratives of young working students; c) Describe the future expectations, regarding work and study, of young working students who are in high school; d) Contribute, through the development of autobiographical narratives, so that young working students in high school reflect on their life and work trajectories, giving them new meaning. In theoretical terms, the study is based on reflections by authors such as Antunes, on the theme of work; Enguita, Ciavatta and Saviani, on concepts and relationships between work and education; Carrano, Dayrell and Groppo (2020) are some of the main authors we rely on to understand issues related to young people and youth, while Tomazetti, Dayrel, Silva and Silveira, among others, support the discussion on school and high school. To use the autobiographical method, we mainly relied on Delory-Momberger's proposal for biographical workshops, as well as on Josso. This methodology is based on the production of self-writing with a view to developing life trajectories, both in the personal and professional sense of the subjects. The narratives were produced in several group meetings. Our hypothesis is that the self-narratives of young working high school students at EMEM Liberato Salzano Vieira da Cunha in Triunfo/RS reveal the difficulties and strategies for reconciling school and work, among which are the precarious working conditions to which students have to submit from a very early age. The main results of the study indicate that the young people who participated in the research had their first work experiences while they were still children, some as young as seven years old, and that the vast majority of them had their first contact with work within the family environment. In their autobiographies, the students emphasize the importance given to school, related to aspects such as sociability, diverse learning and especially the possibilities of better living conditions. In addition, the study found that almost all participants wanted to attend higher education. The study also revealed the great effort made by the young students to reconcile arduous and precarious workdays with attending school, which, according to several participants, does not meet their needs.Keywords: education and work; youth and high school; autobiographical narratives; high school. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Ensino médio Educação para o trabalho |
Orientador(es): | Viegas, Moacir Fernando |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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