Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3978
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFuerstenau, Ana Flávia-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titlePesquisa selvagem e educação : caminhos com os indígenas no Peabiru.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMenezes, Ana Luisa Teixeira de-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis study investigated the research methods of the Peabiru group, focusing on the relationship between research with indigenous peoples and the academic field. The main objective was to analyze the group's methodological conceptions and their contribution to scientific research, based on a bibliographical review of the group's production and two interviews, carried out at different times, with participants from Peabiru UNISC and the coordinator of Peabiru UFRGS, respectively. In the literature review of theses and dissertations published between 2017 and 2024, the main research methods listed were collaborative research, ethnography, autoethnography, participant research and phenomenology. The paper also proposes a reflection on how “wild research” can be integrated into academic science, addressing the indigenous thinking of authors such as Ailton Krenak and Rodolfo Kusch's concept of Deep America. In dialogue with the reflexive-dialogical-living method, the research concluded that the Peabiru group has been legitimizing and strengthening indigenous research methodologies, in dialogue with non-indigenous authors such as Ruth Cavalcante, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, among other authors who contribute to a science capable of promoting social transformation and coexistence with otherness, Peabiru's ultimate goals. The study ultimately contributes to the understanding of complementary research methods in the academic context, proposing new perspectives and horizons for the construction of knowledge.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherÍndigenas - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação multiculturalpt_BR
dc.subject.otherComunicação interculturalpt_BR
dc.subject.otherCaminho do Peabiru (Brasil-Peru)pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3978-
dc.date.accessioned2025-03-28T17:36:21Z-
dc.date.available2025-03-28T17:36:21Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEste estudo investigou os métodos de pesquisa do grupo Peabiru, com foco na relação entre a pesquisa com os povos indígenas e o campo acadêmico. O objetivo principal foi analisar as concepções metodológicas do grupo e sua contribuição para a pesquisa científica, a partir de uma revisão bibliográfica da produção do grupo e duas entrevistas, realizadas em diferentes momentos, com participantes do Peabiru UNISC e com a coordenadora do Peabiru UFRGS, respectivamente. Na revisão bibliográfica, feita sobre as teses e dissertações publicadas entre 2017 e 2024, os principais métodos de pesquisa elencados foram a pesquisa colaborativa, a etnografia, a autoetnografia, a pesquisa participante e a fenomenologia. O trabalho também propõe uma reflexão sobre como uma "pesquisa selvagem" pode se integrar à ciência acadêmica, abordando o pensamento indígena de autores como Ailton Krenak e o conceito de América Profunda de Rodolfo Kusch. Em diálogo com o método reflexivo-dialógico-vivencial, a pesquisa concluiu que o grupo Peabiru vem legitimando e fortalecendo metodologias indígenas de pesquisa, em diálogo com autores não indígenas como Maria Aparecida Bergamaschi, Ruth Cavalcante, Paulo Freire, Carlos Rodrigues Brandão, entre outros autores que contribuem para uma ciência capaz de promover transformação social e convivência com a alteridade, objetivos máximos do Peabiru. O estudo contribui, em última instância, para a compreensão de métodos complementares de pesquisa no contexto acadêmico, propondo novas perspectivas e horizontes para a construção de conhecimento.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ana Flávia Fuerstenau.pdf1.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons