Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3979
Autor(es): | Santos, Jéferson Diogo de Oliveira |
Título: | Como nasce um ateliê : educação, artes e corpo. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Historicamente conceituado como o espaço de criação e exposição do artista, é necessário ampliarmos a discussão sobre o ateliê em práticas terapêuticas e educacionais. Esta pesquisa propõe investigar o ateliê terapêutico expressivo a partir de uma pesquisa baseada em artes, olhando para meu próprio caminhar ao longo desta jornada labiríntica. Parte dissertação, parte ensaio visual, apresenta textos e imagens criadas ao longo destes dois anos de mestrado, construindo um olhar para a prática educacional em ateliê. Olhar este que assume o fazer o espaço entre como estrutura indispensável para a educação enquanto nutridora de ateliês terapêuticos expressivos. Como ateliê-espaço, apresenta meios e possibilidades de criação em um processo educativo e terapêutico. Enquanto ateliê-estado, é um constante processo de transformação de si-mesmo. Enquanto ateliê-pesquisa, produz um caminhar baseado no espaço, nas materialidades, no corpo e na natureza. |
Resumo em outro idioma: | Historically conceptualized as the artist's creative and exhibition space, it is necessary to broaden the discussion on the studio in therapeutic and educational practices. This research proposes to investigate the expressive therapeutic studio based on an arts-based research, looking at my own journey along this labyrinthine journey. Part dissertation, part visual essay, it presents texts and images created over the course of these two years of my master's degree, constructing a perspective on educational practice in the studio. This perspective assumes the creation of the space between as an indispensable structure for education as a nurturer of expressive therapeutic studios. As a studio-space, it presents means and possibilities for creation in an educational and therapeutic process. As a studio-state, it is a constant process of self-transformation. As a studio-research, it produces a path based on space, materialities, the body and nature. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Educação Artes Corpo e mente (Terapia) Arte-terapia |
Orientador(es): | Menezes, Ana Luisa Teixeira de |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Jéferson Diogo de Oliveira Santos.pdf | 13.56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons