Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3980
Autor(es): | Sousa Junior, Manuel Alves de |
Título: | "Branco com branco, preto com preto" : contribuições da educação eugênica para a produção da branquitude no Brasil (1909-1945). |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | A tese analisa como as teorias raciais modernas difundidas no Brasil a partir da segunda metade do século XIX e o movimento eugenista desdobrado dessas teorias no início do século XX contribuíram por meio da educabilidade/subjetivação para a constituição da branquitude no Brasil em um contexto marcado pela construção das narrativas identitárias nacionais. O recorte temporal concentrou-se de 1909, com o primeiro artigo que citou a Eugenia em solo brasileiro, até 1945, com o término da Segunda Guerra Mundial, momento em que o movimento eugenista perdeu o status de ciência e entrou em declínio em todo o mundo, após a exposição das práticas realizadas pela Alemanha nazista. As lentes teóricas que ancoraram esta pesquisa foram a biopolítica e o racismo de Estado, conforme a perspectiva do filósofo Michel Foucault e seus comentadores. Para alcançar este objetivo, foi necessário, inicialmente, problematizar e percorrer a constituição do conceito de raça no Ocidente e suas recepções pela intelectualidade brasileira. A Eugenia surgiu na Inglaterra no final do século XIX e, de início, conseguiu abrangência na Europa e depois em outros países, como na América Latina e Japão. Tendo como foco o Brasil, esta pesquisa problematizou e percorreu os conceitos de raça, mestiçagem, Educação eugênica, branqueamento da população, imigração, (mito da) democracia racial, subjetividade e branquitude, além do percurso racial ao longo dos censos no país. A proposição do conceito Micropoder da Branquitude, os achados de documentos históricos inéditos na historiografia nacional sobre a chegada da eugenia no Brasil e o tema central desta tese justificam o ineditismo da pesquisa. Foram analisadas as seguintes fontes históricas primárias e documentais que compõem o corpus empírico desta pesquisa: (1) Legislação e documentos oficiais; (2) Congressos, conferências e eventos similares; (3) Teses doutorais de Medicina; (4) Revistas, periódicos e similares; (5) Jornais; (6) Livros e (7) Arte. Em centenas de fontes consultadas, foram encontradas evidências de que a Educação eugênica contribuiu substancialmente para a constituição da branquitude no Brasil em um país marcado pelos recortes raciais e eugenistas na sociedade a partir do privilégio e superioridade brancos e inferioridade não-branca, relegada, muitas vezes, a estereótipos preconceituosos. |
Resumo em outro idioma: | The thesis analyzes how modern racial theories disseminated in Brazil from the second half of the 19th century and the eugenics movement unfolded from these theories at the beginning of the 20th century contributed, through educability/subjectivation, to the constitution of whiteness in Brazil in a context marked by the construction of national identity narratives. The time frame was concentrated from 1909, with the first article that quoted eugenics on Brazilian soil, until 1945 with the end of the Second World War, when the eugenics movement lost its status as a science and went into decline throughout the world, after the exposure of the practices carried out by Nazi Germany. The theoretical lenses that anchored this research were biopolitics and State racism according to the perspective of philosopher Michel Foucault and his commentators. To achieve this objective, it was initially necessary to problematize and explore the constitution of the concept of race in the West and its receptions by Brazilian intellectuals. Eugenics emerged in England at the end of the 19th century, initially gaining ground in Europe and later in other countries, such as Latin America and Japan.Focusing on Brazil, this research problematized and explored the concepts of race, miscegenation, eugenic education, population whitening, immigration, (myth of) racial democracy, subjectivity and whiteness, in addition to the racial trajectory throughout the censuses of the country. The proposition of the concept of Micropower of Whiteness, the findings of unpublished historical documents in national historiography about the arrival of eugenics in Brazil and the central theme of this thesis justify the originality of the research. The following primary historical and documentary sources that make up the empirical corpus of this research were analyzed: (1) Legislation and official documents; (2) Congresses, conferences and similar events; (3) Doctoral theses in medicine; (4) Magazines, periodicals and similar; (5) Newspapers; (6) Books and (7) Art. In hundreds of sources consulted, evidence was found that eugenics education has contributed substantially to the constitution of whiteness in Brazil, in a country marked by racial and eugenicist cuts in society based on white privilege and superiority and non-white inferiority, often relegated to prejudiced stereotypes. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Eugenia Subjetividade Biopolítica Educação e estado Racismo na educação |
Orientador(es): | Silva, Mozart Linhares da |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Manuel Alves de Sousa Junior.pdf | 5.7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons