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http://hdl.handle.net/11624/3981
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Lopes, Eduarda Celina | - |
dc.type | Dissertação de Mestrado | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.title | Leitura compartilhada de livros na educação infantil em contexto bilíngue. | pt_BR |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.degree.local | Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gabriel, Rosângela | - |
dc.contributor.advisorco | Pereira, Aline Elisabete | - |
dc.degree.department | Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.description.abstract | The present dissertation aimed to investigate the effects of shared book reading with children in early childhood education on vocabulary acquisition in an additional language within a bilingual education context. The participants were 55 bilingual children (Portuguese-English), aged between five and six years old, from a bilingual school in the state of Rio Grande do Sul. Sociodemographic data were collected through a questionnaire that outlined the participants' profiles. For the shared reading intervention, children were divided into an experimental group (EG) and a control group (CG), with three children's literature books used during the shared book reading sessions. The children's receptive vocabulary skills were assessed using an instrument adapted from the Peabody Picture Vocabulary Test (Dunn, 2019), both before (pre-test) and after (post-test) the intervention. The analysis of the experimental research data was based on both quantitative and qualitative variables. The results indicate that shared reading interventions have a significant impact on additional language vocabulary acquisition for the EG children, with large effect sizes (d > 0.8), and a statistically significant difference between pre-test and post-test scores (p < 0.001). In the CG, the read-aloud strategy (LT) had no significant effect on vocabulary acquisition, with small effect sizes (d < 0.2). Although no significant differences were observed in the CG, small gains in vocabulary acquisition were evident when comparing pre and post-test stages. Based on these findings, we can affirm that shared book reading can substantially impact receptive vocabulary acquisition in an additional language. This study contributes to expanding the evidence on the positive effects of shared book reading for vocabulary acquisition in a bilingual context, especially at the national level. Additionally, the educational materials developed for each of the literature books used in the study can serve as a reference for educators aiming to enhance their practices and strategies before, during, and after shared book reading. Finally, this research can also serve as a valuable resource to expand educators' knowledge of bilingual language development. | pt_BR |
dc.description.nota | Inclui bibliografia. | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.other | Crianças - Linguagem | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura | pt_BR |
dc.subject.other | Educação bilíngue | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11624/3981 | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-14T15:19:23Z | - |
dc.degree.grantor | Universidade de Santa Cruz do Sul | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente dissertação teve como objetivo investigar os efeitos da leitura compartilhada de livros, realizada com crianças da Educação Infantil, na aquisição de vocabulário na língua adicional, em contexto de Educação Bilíngue. Participaram da pesquisa 55 crianças bilíngues, do par português-inglês, com idades entre cinco e seis anos, de uma escola bilíngue do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os dados sociodemográficos foram coletados por meio de um questionário, que delineou o perfil dos participantes. Para a intervenção de leitura compartilhada, as crianças foram divididas em grupo experimental (GE) e grupo controle (GC), o GE participou da leitura compartilhada de histórias e, posteriormente, de atividades pedagógicas em formato de jogos, enquanto o GC participou da leitura típica (LT) das histórias, sem intervenções posteriores. Esses momentos foram planejados a partir da seleção de três livros de literatura infantil para as sessões. As habilidades de vocabulário receptivo das crianças foram testadas por meio de instrumento adaptado a partir do Peabody Picture Vocabulary Test (Dunn, 2019), antes (pré-teste) e após (pós-teste) a intervenção de leitura compartilhada ou leitura típica das histórias. A análise dos dados da pesquisa experimental foi realizada com base nas variáveis quantitativas e qualitativas. Os resultados apontam que as intervenções de leitura compartilhada indicam um impacto significativo na aquisição de vocabulário em língua adicional das crianças do GE, com tamanhos de efeito considerado grande (d > 0.8), com uma diferença estatisticamente significativa entre os acertos nas etapas de pré e pós-teste (p. < 0.001). No GC, a leitura típica do livro não teve efeito significativo na aquisição de vocabulário, com tamanhos de efeito considerado baixo (d < 0.2). Mesmo que não tenham sido observadas diferenças significativas no GC, uma vez que eles não participaram da leitura compartilhada e das atividades pedagógicas planejadas para o desenvolvimento de vocabulário, nas variáveis analisadas, foi possível notar pequenos avanços na aquisição de vocabulário das crianças, comparando as etapas de pré e pós-teste. Com base nisso, podemos afirmar que a leitura compartilhada pode impactar substancialmente a aquisição de vocabulário receptivo de uma língua adicional. O presente trabalho contribui para a ampliação de evidências sobre os efeitos positivos da prática de leitura compartilhada de livros para a aquisição de vocabulário em contexto bilíngue, especialmente no âmbito nacional. Além disso, os materiais pedagógicos produzidos para cada um dos livros de literatura utilizados podem ser considerados uma fonte de consulta aos educadores que buscam qualificar as suas práticas e estratégias a serem utilizadas antes, durante e após a leitura do livro. Por fim, o trabalho desenvolvido também pode servir de fonte para ampliar o conhecimento dos educadores sobre o desenvolvimento linguístico bilíngue. | pt_BR |
dc.description.embargo | 2027-04-13 | - |
dc.description.protocolo | 6.865.536 (4 de junho de 2024) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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