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http://hdl.handle.net/11624/3983
Autor(es): | Mascarelo, Idianes Tereza |
Título: | A reforma do Ensino Médio no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina : implicações para o ensino médio integrado e processos de recontextualização. |
Data do documento: | 2025 |
Protocolo CEP: | 6.711.862 |
Resumo: | Esta tese é resultado de uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul e está vinculada à linha de pesquisa "Educação, Trabalho e Emancipação". Tem por objetivo geral analisar os processos de recontextualização da Reforma do Ensino Médio no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina, compreendendo suas implicações para a manutenção do Ensino Médio Integrado. Como objetivos específicos, buscou-se: a) contextualizar o Ensino Médio Integrado na historicidade dos Institutos Federais e da Educação Profissional Tecnológica de Nível Médio; b) explicar, no âmbito da literatura disponível sobre o tema, as implicações da Reforma do Ensino Médio para a Educação Profissional e Tecnológica ofertada nos Institutos Federais, particularmente no Ensino Médio Integrado; c) compreender, nos dispositivos normativos da Reforma, os sentidos e as (im)possibilidades da integração curricular; e d) identificar e analisar as mudanças que estruturam a Reforma do EM e da EPT e como elas são recontextualizadas no campo da prática. Entre os autores que embasaram teoricamente o estudo estão Marise Nogueira Ramos, Maria Raquel Caetano Gaudêncio Frigotto Maria Ciavatta, Monica Ribeiro da Silva, Basil Bernstein, Jeferson Mainardes e Éder da Silva Silveira, além de pesquisadores que estudam a educação profissional, o Ensino Médio Integrado e a Reforma do Ensino Médio estabelecida pela Lei 13.415/2017. O estudo resulta de projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UNISC, conforme Parecer nº 6.711.862. Trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no IFSC - Instituto Federal de Santa Catarina ?, cujos principais procedimentos foram a observação participante, registros escritos em diário de campo, análise documental e realização de entrevistas. A análise dos dados foi realizada com base nas categorias que emergem do conceito de integração (Marise Ramos) e da abordagem da recontextualização (Basil Bernstein). A tese argumenta que a ideia de integração que sustenta a defesa e as práticas de Currículo Integrado em Institutos Federais - integração como princípio pedagógico e como projeto político engajado na transformação societária e no enfrentamento da dualidade estrutural - é ameaçada diante das novas Diretrizes que acompanham a Lei 13.415/2017 e da Resolução CNE/CP Nº 1, de 5 de janeiro de 2021, que definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Como não há uma relação direta entre a formulação da política e sua prática (Éder da Silva Silveira; Monica Ribeiro da Silva; Adriana Martins de Oliveira), considera-se que a Reforma do Ensino Médio, quando se desloca do campo do discurso oficial para o campo pedagógico-prático, sofre recontextualização, pois nos processos de implementação, ocorrem interpretação, descontextualização e atribuição de sentidos divergentes daqueles expressos nos dispositivos normativos da política educacional. Os dados indicaram que, no Instituto Federal de Santa Catarina, os sujeitos, ao receberem as orientações da Reforma do Ensino Médio, assumem posicionamento contrário, criam estratégias de resistência e desenvolvem o processo de recontextualização, visando a defender os princípios do Ensino Médio Integrado e a atender à realidade dos câmpus. Pode-se constatar que a Reforma do Ensino Médio não reconhece a concepção e o trabalho desenvolvido pelos Institutos Federais com o Ensino Médio Integrado, incentiva a oferta da Educação Profissional como itinerário formativo, reforça a fragmentação curricular e compromete a integração de conhecimentos, bem como precariza ainda mais a educação. |
Resumo em outro idioma: | This thesis is the result of research developed in the Graduate Program in Education at the University of Santa Cruz do Sul and is linked to the research line "Education, Work, and Emancipation." Its general objective is to analyze the processes of recontextualization of the High School Reform at IFSC – the Federal Institute of Santa Catarina, understanding its implications for the maintenance of Integrated High School Education. The specific objectives sought to: a) contextualize Integrated High School Education in the historical context of the Federal Institutes and the Professional and Technological Education at the High School level; b) explain, based on the available literature on the subject, the implications of the High School Reform for the Professional and Technological Education offered at the Federal Institutes, particularly in Integrated High School Education; c) understand, in the normative devices of the Reform, the meanings and (im)possibilities of curricular integration; and d) identify and analyze the changes that structure the High School Reform and Professional and Technological Education (EPT) and how they are recontextualized in practice. Among the authors who theoretically grounded the study are Marise Nogueira Ramos, Maria Raquel Caetano Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta, Monica Ribeiro da Silva, Basil Bernstein, Jeferson Mainardes, and Éder da Silva Silveira, in addition to researchers who study professional education, Integrated High School Education, and the High School Reform established by Law 13.415/2017. This study results from a research project approved by the Research Ethics Committee of UNISC, as per Opinion No. 6.711.862. It is a qualitative research conducted at IFSC – the Federal Institute of Santa Catarina – with the main procedures being participant observation, written records in a field diary, documentary analysis, and interviews. The data analysis was based on the categories emerging from the concept of integration (Marise Ramos) and the recontextualization approach (Basil Bernstein). The thesis argues that the idea of integration that supports the defense and practices of Integrated Curriculum in Federal Institutes – integration as a pedagogical principle and as a political project engaged in societal transformation and in confronting structural duality – is threatened by the new Guidelines accompanying Law 13.415/2017 and Resolution CNE/CP No. 1 of January 5, 2021, which defined the National Curriculum Guidelines for Professional and Technological Education. As there is no direct relationship between the formulation of the policy and its practice (Éder da Silva Silveira; Monica Ribeiro da Silva; Adriana Martins de Oliveira), it is considered that the High School Reform, when shifting from the official discourse to the pedagogical-practical field, undergoes recontextualization, since in the implementation processes, there are interpretations, decontextualization, and the assignment of meanings divergent from those expressed in the normative devices of the educational policy. The data indicated that at the Federal Institute of Santa Catarina, when the subjects received the guidelines of the High School Reform, they took a stance against it, created resistance strategies, and developed the recontextualization process, aiming to defend the principles of Integrated High School Education and respond to the realities of the campuses. It can be observed that the High School Reform does not recognize the concept and the work developed by the Federal Institutes with Integrated High School Education, encourages the offering of Professional Education as a formative pathway, reinforces curricular fragmentation, and undermines the integration of knowledge, further compromising education. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Ensino médio Educação e estado Reforma do ensino |
Orientador(es): | Silveira, Éder da Silva |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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