Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/3985
Autor(es): | Nunes, Julia Maria |
Título: | A inteligência artificial chatgpt, produções discursivas e governamentalidade neoliberal. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Essa pesquisa teve como objetivo analisar as produções discursivas geradas pela inteligência artificial ChatGPT, em sua versão 3.5, a partir da abordagem da Análise do Discurso proposta pelo filósofo francês Michel Foucault. A investigação concentrou-se em três aspectos centrais: a educação, os professores e os alunos. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um explorando as inteligências artificiais sob diferentes perspectivas. O primeiro capítulo explora o desenvolvimento e o funcionamento das inteligências artificiais, identificando os elementos que possibilitam a sua operação e analisando os seus impactos sociais, ambientais, éticos e políticos. O segundo capítulo investiga a relação entre a educação, a inteligências artificiais e a cultura digital, refletindo sobre as suas interações e consequências para as instituições escolares e para a sociedade. Por fim, o terceiro capítulo realiza uma análise discursiva das produções do chatbot, buscando compreender os significados construídos em torno da educação, dos professores e dos alunos, bem como a sua relação com a racionalidade neoliberal. |
Resumo em outro idioma: | This research focused on analyzing the discursive productions generated by the artificial intelligence ChatGPT, version 3.5, based on Foucaldian Discourse Analysis, developed by the French philosopher Michel Foucault. The investigation addressed three central aspects: education, teachers, and students. To achieve this, the research was organized into three chapters, each examining artificial intelligence from distinct perspectives. The first chapter examines the development and functioning of artificial intelligence, highlighting the key elements that drive its operation and analyzing its social, environmental, ethical, and political implications. The second chapter explores the relationship between education, artificial intelligence, and digital culture, considering their interactions and the consequences for educational institutions and society. Finally, the third chapter offers a discursive analysis of the chatbot's outputs, aiming to uncover the meanings constructed around education, teachers, and students, and their connection to neoliberal rationality. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Neoliberalismo Educação Inteligência artificial |
Orientador(es): | Silva, Mozart Linhares da |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Julia Maria Nunes versão corrigida.pdf | 1.84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons