Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3985
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Julia Maria-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA inteligência artificial chatgpt, produções discursivas e governamentalidade neoliberal.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSilva, Mozart Linhares da-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research focused on analyzing the discursive productions generated by the artificial intelligence ChatGPT, version 3.5, based on Foucaldian Discourse Analysis, developed by the French philosopher Michel Foucault. The investigation addressed three central aspects: education, teachers, and students. To achieve this, the research was organized into three chapters, each examining artificial intelligence from distinct perspectives. The first chapter examines the development and functioning of artificial intelligence, highlighting the key elements that drive its operation and analyzing its social, environmental, ethical, and political implications. The second chapter explores the relationship between education, artificial intelligence, and digital culture, considering their interactions and the consequences for educational institutions and society. Finally, the third chapter offers a discursive analysis of the chatbot's outputs, aiming to uncover the meanings constructed around education, teachers, and students, and their connection to neoliberal rationality.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherNeoliberalismopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherInteligência artificialpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3985-
dc.date.accessioned2025-04-30T13:03:50Z-
dc.date.available2025-04-30T13:03:50Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa teve como objetivo analisar as produções discursivas geradas pela inteligência artificial ChatGPT, em sua versão 3.5, a partir da abordagem da Análise do Discurso proposta pelo filósofo francês Michel Foucault. A investigação concentrou-se em três aspectos centrais: a educação, os professores e os alunos. Para isso, a pesquisa foi estruturada em três capítulos, cada um explorando as inteligências artificiais sob diferentes perspectivas. O primeiro capítulo explora o desenvolvimento e o funcionamento das inteligências artificiais, identificando os elementos que possibilitam a sua operação e analisando os seus impactos sociais, ambientais, éticos e políticos. O segundo capítulo investiga a relação entre a educação, a inteligências artificiais e a cultura digital, refletindo sobre as suas interações e consequências para as instituições escolares e para a sociedade. Por fim, o terceiro capítulo realiza uma análise discursiva das produções do chatbot, buscando compreender os significados construídos em torno da educação, dos professores e dos alunos, bem como a sua relação com a racionalidade neoliberal.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Julia Maria Nunes versão corrigida.pdf1.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons