Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3988
Autor(es): Mello, Giulio Daniel
Título: O mago da minha rua : uma abordagem fenomenológica da consciência criante do poeta.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta dissertação originou-se de um impulso de escrita, motivado pelo estudo de grande parte da obra de Gaston Bachelard (1884 - 1962). Sua perspectiva fenomenológica, em que a experiência com a leitura de poemas é pórtico para um passado onírico, despertou o desejo de acompanhar e registrar as imagens-lembranças ativadas através da leitura/releitura dos meus poemas, ainda não publicados, dispostos no livro Bicicletário - Rua Cruz Alta. No processo, o propósito poético desse exercício da linguagem concretizou-se através do gênero ensaio, que, metaforicamente, funciona como o chão que sustenta uma arriscada investida. Fugindo do exame tradicional do gênero lírico, através das minhas lembranças, percepções e admirações, fui capaz de validar uma via de conversa(ação) escrita em que a minha jornada de menino e poeta convidasse o leitor para suas próprias imagens particulares, possibilitando uma compreensão singular do cosmo da infância e de seus espaços poéticos. Nesse sentido, o espaço interno da casa e o espaço externo da rua desempenharam, nesse trabalho, um papel de germe primordial para o vigor substancial do sonho diurno, a atividade intelectual que nos permite escapar da realidade imediata e explorar os domínios da imaginação. O alcance das nuanças desses espaços insistentes registrados nos versos dos meus poemas materializou-se palavra ao aproximar meu pensamento do conceito de devaneio poético, adentrando novamente nessa casa e brincando novamente nessa rua, descrevendo nessa (re)visita a potência das imagens renovadas. O exame das imagens da casa e da rua, em comunhão também com os estudos do poeta e ensaísta mexicano Octávio Paz (1914 - 1998), aproximaram o arquétipo do mago ao do poeta, atestando nessa analogia o poder de encanto da palavra bem meditada. Enfim, ao acompanhar o movimento da imaginação criante em linguagem, apreendi, como um mestre, no mesmo instante em que realizava a escrita, o processo para alcançar as invenções que só são possíveis através da palavra. Ao final, após devanear meu caminho de juventude des(coberto), experimentei vigor suficiente para arriscar dizer que o poema nasce de uma biografia - ainda que seja uma biografia inventada - em contato com outra biografia, daquele que, disponível emocionalmente, o lê.
Resumo em outro idioma: This dissertation originated from a writing impulse, motivated by the study of a large part of the work of Gaston Bachelard (1884 – 1962). Its phenomenological perspective, in which the experience of reading poems is a gateway to a dreamlike past, awakened the desire to follow and record the memory-images activated through the reading/rereading of my poems, not yet published, arranged in the book Bicicletário – Rua Cruz Alta. In the process, the poetic purpose of this exercise of language came to fruition through the essay genre, which, metaphorically, functions as the ground that supports a risky attack. Escaping the traditional examination of the lyrical genre, through my memories, perceptions and admirations, I was able to validate a path of written conversation (action) in which my journey as a boy and poet invited the reader to their own private images, enabling a unique understanding of the cosmos of childhood and its poetic spaces. In this sense, the internal space of the house and the external space of the street played, in this work, a role as a primordial germ for the substantial vigor of the daytime dream, the intellectual activity that allows us to escape immediate reality and explore the domains of imagination. The range of nuances of these insistent spaces recorded in the verses of my poems materialized in words as I brought my thoughts closer to the concept of poetic daydreaming, entering this house again and playing again in this street, describing in this (re)visit the power of renewed images. The examination of the images of the house and the street, also in communion with the studies of the Mexican poet and essayist Octávio Paz (1914 – 1998), brought the archetype of the magician closer to that of the poet, attesting in this analogy to the charming power of the well-meditated word. Finally, by following the movement of the creative imagination in language, I learned, like a master, at the same time I was writing, the process to achieve inventions that are only possible through words. In the end, after daydreaming about my uncovered youth path, I experienced enough vigor to risk saying that the poem is born from a biography – even if it is an invented biography – in contact with another biography, from the one who, emotionally available, reads it.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Bachelard, Gaston, 1884-1962
Poesia
Leitura
Imaginação
Orientador(es): Fronckowiak, Ângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Giulio Daniel Mello.pdf1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons