Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/399
Autor(es): | Machado Júnior, Carlos Roberto de Lima |
Título: | A formação complementar dos enfermeiros do sistema público de saúde de Santa Cruz do Sul à luz de políticas públicas de capacitação. |
Data do documento: | 2010 |
Resumo: | O estudo tem com objetivo descrever e analisar a formação complementar dos enfermeiros que estão inseridos no sistema público de saúde do município de Santa Cruz do Sul à luz das políticas públicas de capacitação em saúde, assim como a forma como os mesmos a percebem, influenciando tanto no trabalho quanto na vida pessoal. Este estudo se caracteriza como um estudo de caso, exploratório descritivo, transversal, qualiquantitativo, tendo como instrumento entrevistas aplicadas face a face. Traz um pequeno histórico da educação em saúde iniciada na abertura política de 1986 e discute de que forma o trabalho se utiliza dessas ferramentas, os interesses que estão em jogo e a opinião de quem é alvo dessas políticas. O estudo nos possibilitou entrar em contato com a opinião e reflexão de profissionais que estão inseridos na assistência, reconhecidos pela literatura da política como street level bureaucracy, ou seja, aquele profissional que está na ponta do sistema e que dele depende diretamente a aplicação final das políticas de saúde. Os entrevistados consideram a formação complementar oferecida pelos programas públicos insuficientes, e possuí-la está ligado a uma necessidade de trabalho, que acaba sempre gerando acréscimo pessoal e profissional. A discussão realizada acerca dos dados levantados nos possibilita obter um indício de como está funcionando o trinômio saúde-trabalho-educação no SUS de Santa Cruz do Sul. E serve de ponto de partida para que possamos pensar em mudanças que melhorariam o sistema. |
Resumo em outro idioma: | The study is an attempt to describe and analyze the complementary training of nurses in the public health system of Santa Cruz do Sul concerning public policies on health training, as well as how they perceive it, the influence on their work and personal life. This study is characterized as a case study, exploratory and descriptive, using interviews as a research tool. It consists of a brief history of health education started in the political opening of 1986 and discusses how the work uses these tools, the interests at stake and the opinion of the target of these policies. The study allowed us to get in touch with the beliefs and opinions of professionals who are placed in health assistance, recognized in the literature of politics as “street level bureaucracy”, in other words, a Professional who is in front of the system and is in charge of the application of health policies. The interviewed consider the complementary training offered by public programs is inadequate, and posses it is a need for work, which always ends up creating incrise personal and professional. The discussion on the data collected allows us to obtain an indication of how the trinomial health-education-labor is functioning in Santa Cruz do Sul. The study serves as a starting point to consider changes in order improve the system. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Pessoal de saúde pública - Santa Cruz do Sul (RS) Formação profissional Educação permanente Política de saúde |
Orientador(es): | Viegas, Moacir Fernando |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CarlosRoberto.pdf | 973.42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons