Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/3996
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Ivanice Dornelles-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleLeitura compartilhada na educação de surdos.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.contributor.advisorcoMertzani, Maria-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractThe study investigated the influence of Shared Reading (SR) on vocabulary acquisition in deaf children who are learning Brazilian Sign Language (Libras) as their first language (L1) and written Portuguese as their second language (L2). The study involved the implementation of SR with three picture books entirely in Libras, with four participants attending the early years of elementary school. The methodology included the application of pre- and post-tests to measure the vocabulary recognition present in the selected books. Between the pre- and post-tests, SR sessions of the books took place, mediated in Libras. The quantitative results showed a considerable increase in vocabulary retention in L1, with the number of correctly identified words rising from 30 to 83 across the three analysed books, a statistically significant increase. Although the acquisition of written Portuguese did not show a statistically significant increase, there was a small but encouraging improvement in word recognition. The qualitative analysis of video recordings during the SR sessions revealed that students relied heavily on visual attention and imitation to understand the storyline of the shared books. Over time, their engagement with the stories in Libras grew, demonstrating greater confidence in identifying signs and associating them with written words. The study concluded that SR in Libras promotes reading skills by creating a visually engaging and interactive learning environment. However, the results highlight the need for additional pedagogical strategies to strengthen literacy in Portuguese.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeitura em grupopt_BR
dc.subject.otherEducação bilínguept_BR
dc.subject.otherLíngua dos sinaispt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/3996-
dc.date.accessioned2025-06-03T14:06:14Z-
dc.date.available2025-06-03T14:06:14Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoO estudo investigou a influência da Leitura Compartilhada (LC) na aquisição de vocabulário por crianças surdas que estão aprendendo a Língua de Sinais Brasileira (Libras) como primeira língua (L1) e o português escrito como segunda língua (L2). O estudo envolveu a implementação da LC de três livros infantis de imagens, totalmente em Libras, com quatro participantes frequentando os anos iniciais do Ensino Fundamental. A metodologia previu a aplicação de pré- e pós-testes para medir o reconhecimento de vocábulos presentes nas obras selecionadas. Entre a aplicação do pré- e do pós-teste, ocorreu a LC das obras, mediada em Libras. Os resultados quantitativos mostram um aumento considerável na retenção do vocabulário em L1, com o número de palavras corretamente identificadas subindo de 30 para 83 nos três livros analisados, incremento estatisticamente significativo. Embora a aquisição do português escrito não tenha tido aumento estatisticamente significativo, houve um pequeno e encorajador aumento no reconhecimento de palavras. A análise qualitativa das gravações em vídeo durante as sessões de LC revelou que os alunos dependiam amplamente da atenção visual e da imitação para compreender o enredo dos livros compartilhados. Com o tempo, o seu envolvimento com as histórias em Libras cresceu, demonstrando maior confiança na identificação de sinais e na associação com palavras escritas. O estudo concluiu que a LC em Libras promove habilidades de leitura ao estabelecer um ambiente de aprendizagem visualmente atrativo e interativo. No entanto, os resultados ressaltam a necessidade de estratégias pedagógicas adicionais para fortalecer a alfabetização em português.pt_BR
dc.description.protocoloCAAE: 80182524.0.0000.5343 - Número do Parecer: 6.987.551 - 06/08/2024pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Ivanice Dornelles Ferreira.pdf15.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons