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http://hdl.handle.net/11624/3999
Autor(es): | Sousa, Rafael Aranha de |
Título: | O afrofuturismo em "raízes do amanhã" : histórias sobre a memória negra silenciada. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Nesta pesquisa, viso desenvolver uma proposta que busca pensar como as ficções literárias narrativas, a partir de um olhar afrofuturista, se constituem como um espaço político para (re)pensar a experiência negra afrodiaspórica na sociedade e de que maneira a recepção dos textos afrofuturistas podem ser articulados para se trabalhar uma consciência crítica junto ao público discente da Educação Básica, em especial, o Ensino Fundamental Maior. Para tanto, abordo, no estudo, a literatura afrodescendente brasileira com apoio do afrofuturismo literário voltada para os discentes de 6° ao 9° ano, considerando-a como um meio de desconstruir narrativas de viés colonialista. O objetivo é abrir perspectivas literárias afrodescendentes para desenvolver habilidades de leitura, alinhadas com a discussão teórica a respeito do ensino da literatura discutidas por Annie Rouxe, Vincent Jouve e Gerard Langlade. Nesse sentido, busco respaldo na tendência literária afrofuturista que aproxima ficção especulativa e protagonismo negro. Uma vez que o conceito vai nomear uma produção artística que resulta do conjunto ficção científica, perspectivas raciais e protagonismo negro. Concebendo-se a possibilidade de construir a leitura como um "retorno a si", conforme defende Jouve. Adoto uma metodologia analítica e, por isso, a pesquisa tem por base o livro Raízes do amanhã: 8 contos afrofuturistas (2021), de organização de Waldson Souza, de autorias negras brasileiras. De maneira individual e/ou coletiva, esses contos, que formam a obra, são importantes para pensar em como o afrofuturismo se exterioriza na literatura brasileira por ser um movimento artístico que (re)constrói uma ideia de futuro que também é ancestral, pois se relaciona com aspectos que vão além das obras e dizem respeito a uma experiência compartilhada que transcende a linearidade do tempo. Acredito que gerar discussões reflexivas sobre temas tocantes à educação antirracista como ancestralidade, cosmovisão, afrofuturismo, negritude, dentre outros, sejam uma das possibilidades para repensar o passado e construir futuros para as populações negras, que durante muito tempo, sofreram vários estigmas em decorrência do colonialismo imposto historicamente. Assim, meu propósito é evidenciar a construção de imaginários novos sobre a população negra, incluindo o contexto histórico e político do racismo no Brasil, sendo essencial para alinhar-se às orientações curriculares do Ministério da Educação e às políticas de equidade racial, além de contribuir para combate à discriminação contra pessoas negras. |
Resumo em outro idioma: | In this research, I aim to develop a proposal, through the prism of Afrofuturism, that seeks to think about how literary fiction narratives arise as a political space to (re) consider the black experience of the African diaspora in society and in which ways the reception of Afrofuturistic texts can articulate to promote a critic awareness alongside the student body of Basic Educational System, especially, the late Elementary Education. For this purpose, I address African-Brazilian Literature with support of the Literary Afrofuturism oriented towards students from 6th to 9th grades, considering it a method of deconstructing colonial-approach narratives. The aim is to promote African-descendent literary perspectives to develop reading skills, aligned with theoretical discussion about literature teaching by Annie Rouxe, Vincent Jouve, and Gerard Langlade. For that matter, I search for a backing of the Afrofuturist literary trend that brings together speculative fiction and black protagonism. Once that is, the concept designates an artistic production resulting from scientific fiction, racial perspectives, and black protagonism. Conceiving the possibility of doing a reading that leads to a "return to itself" according to Jouve, I embrace an analytical methodology of the book Raízes do amanhã: 8 contos afro-futurist (2021), organized by Waldson Souza, written by black Brazilian authors. Individually and/or collectively, these short stories are significant to think about how Afrofuturism externalizes itself in Brazilian Literature, as an artistic movement that (re)builds an idea of an ancestral future. It relates to aspects going beyond works and about a shared experience that transcends the linearity of time. I believe that provoking reflexive discussions about antiracist education themes, like ancestry, cosmovision, Afrofuturism, and blackness, among others, is one of the possibilities to rethink the past and project future to the black population that during long times they have suffered stigmas as a result of imposed colonialism. Thus, my purpose is to evince the construction of new ideas about the black population, including the historical and political context of racism in Brazil. It is exquisite to align it to the curricular guidelines of the Educational Ministry and the racial equality policies. Besides, it contributes to combat the discrimination against black people. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Cultura afro-brasileira Antirracismo Literatura infantojuvenil - História e crítica |
Orientador(es): | Cardoso, Rosane Maria |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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