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http://hdl.handle.net/11624/4000
Autor(es): | Netto, Agda Baracy |
Título: | Sinfonia de escutas e silêncios : a medi(a)ção de leitura no clube da poesia. |
Data do documento: | 2025 |
Protocolo CEP: | 5.279.440 - 7 de janeiro de 2022 |
Resumo: | A mediação em leitura, quando provoca, desloca e propõe, é um importante alicerce na constituição de bons ouvintes, sagazes leitores, potentes vocalizadores e, obviamente, pessoas competentes no olhar: as palavras, o outro, o mundo à sua volta. Valorar a mediação é o primeiro passo para que haja não só mediadores envolventes e envolvidos, mas ainda propostas de encontros que busquem espaços de escuta, de silêncio e de leituras em toda e qualquer escola. Entendemos, nesse sentido, que a leitura é um direito essencial à vida e, assim vista, como um direito, pode construir outros e vários sentidos e caminhos a serem trilhados com afeto e com criticidade. Entretanto, é sabido o quanto há iniciativas fundamentais nas escolas, mas, também, o quanto ainda é possível caminhar ao encontro de ideias e interações essenciais nessa cumplicidade entre a leitura, a poesia e o adolescente. Com essa percepção, o presente trabalho propõe a observação atenta sobre a floresta presente (aquele espaço repleto de enigmas a serem desvendados) esperando pela prudente exploração, de um Clube da Poesia, em uma instituição privada do interior do Rio Grande do Sul, dedicado aos estudantes do Nono Ano do Ensino Fundamental, os quais - nas nossas muitas generalizações - não gostam de poesia. Esse espaço-tempo encontrado no Clube, uma vez por semana, durante oito meses, além de promover a leitura de poemas, incentiva os adolescentes a procurarem dentro de si alguns indícios sobre a sua maneira de ler, de vocalizar poemas, de compreender a si através daquilo que leem, de experimentar o corpo em linguagem, em companhia de um outro: o livro, o poema, a música, o som, o colega, o silêncio, a escuta, o mediador. Para tanto, buscamos na fenomenologia a âncora para pensar os encontros e como compreender, na observação atenta e afetuosa, os processos que vibram nos corpos adolescentes, quando encontram a experiência de seu corpo-linguagem, através da vocalização de poemas. Nessa busca constante, estivemos acompanhados de teóricos como Gaston Bachelard, Cecília Bajour, Graciela Montes, Roland Barthes, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Eliana Yunes, Mirna Spritzer, Sandra Richter, Marina Garcés, Ângela Fronckowiak, e muitos e importantes outros autores que, assim como nós, desafiaram-se a olhar e a escutar. A ideia de debruçar-se nesse fenômeno exige certa maciez no pesquisar, porque o fenômeno é acontecimento e, enquanto acontece, transforma-se e torna-se experiência. E nossa experiência esteve sempre disposta a abrir novos caminhos. Como considerações possíveis (e não finais), pontuamos a nossa inquietação relacionada à formação: de uma mediadora-pesquisadora, que se refaz, desfaz e se repensa constantemente; de professores voltados para o sensível, principalmente no que diz respeito às salas das licenciaturas nas universidades; e de leitores, enquanto seres que, antes mesmo de escolherem o texto, têm em seu corpo em voz o ninho de acolhimento para as palavras. |
Resumo em outro idioma: | Reading mediation, when it provokes, moves and proposes, is an important foundation in the constitution of good listeners, shrewd readers, powerful vocalizers and, obviously, people who are competent in looking at words, others and the world around them. Valuing mediation is the first step towards having not only engaging and involved mediators, but also proposals for meetings that seek spaces for listening, silence and reading in each and every school. In this sense, we understand that reading is an essential right to life and, seen in this way, as a right, it can construct other and various meanings and paths to be followed with affection and criticality. However, it is well known how many fundamental initiatives there are in schools, but also how much there is still to do to find ideas and essential interactions in this complicity between reading, poetry and adolescents. With this in mind, this paper proposes the careful observation of the forest present (that space full of enigmas to be unraveled) awaiting the prudent exploration of a Poetry Club in a private institution in the countryside of Rio Grande do Sul, dedicated to students in the ninth year of elementary school, who - in our many generalizations - do not like poetry. This space-time found at the Club, once a week for eight months, as well as promoting the reading of poems, encourages teenagers to look inside themselves for some clues about their way of reading, vocalizing poems, understanding themselves through what they read, experiencing the body in language, in the company of another: the book, the poem, the music, the sound, the colleague, the silence, the listening, the mediator. To this end, we looked to phenomenology as an anchor for thinking about the encounters and how to understand, through attentive and affectionate observation, the processes that vibrate in adolescent bodies when they experience their body-language through the vocalization of poems. In this constant search, we were accompanied by theorists such as Gaston Bachelard, Cecília Bajour, Graciela Montes, Roland Barthes, Jorge Larrosa, Paul Zumthor, Eliana Yunes, Mirna Spritzer, Sandra Richter, Marina Garcés, Ângela Fronckowiak, and many other important authors who, like us, challenged themselves to look and listen. The idea of looking at this phenomenon requires a certain softness in research, because the phenomenon is an event and, while it is happening, it is transformed and becomes an experience. And our experience was always ready to open up new paths. As some possible (and not final) considerations, we would like to point out our concern regarding training: of a mediator-researcher, who is constantly remaking, undoing and rethinking herself; of teachers focused on the sensitive, especially in university degrees; and of readers, as beings who, even before choosing the text, have in their body in voice the welcoming nest for the words. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Compreensão na leitura Clubes de livros Livros e leitura |
Orientador(es): | Fronckowiak, Ângela |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado |
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