Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11624/4001
Autor(es): | Benites, Alessandra de Castro |
Título: | Políticas públicas de inclusão escolar e o trabalho do monitor. |
Data do documento: | 2024 |
Protocolo CEP: | Parecer n° 6.035.412 e CAAE: 68822723.9.0000.5343. 2023 |
Resumo: | Nos últimos anos, o papel do monitor escolar, profissional de apoio, tem ganhado relevância nas discussões sobre educação inclusiva e políticas públicas. Com o foco crescente na inclusão e no bem-estar dos alunos, especialmente aqueles com deficiências, a presença de monitores nas escolas tornou-se essencial. Este trabalho investiga a percepção desses profissionais sobre suas funções e os desafios enfrentados no contexto educacional. A pesquisa, composta por análise documental seguida da aplicação de questionários e grupos focais, para análise dos dados utilizou-se da Análise de Conteúdo de Bardin. O estudo revela a falta de clareza em relação às responsabilidades desses monitores, a análise dos marcos legal e das práticas desses profissionais destaca a importância de uma melhor descrição sobre suas funções e fornecimento de educação inicial e continuada para estes profissionais, visto que o seu trabalho real excede ao que foi prescrito. A pesquisa identificou como ponto crítico a falha de comunicação entre a equipe e as informações detalhadas sobre os alunos com deficiência (PcD), o que levou à elaboração de um Protocolo de Estratégias de Continuidade de Cuidado: para profissionais de apoio - monitores. Esse protocolo visa garantir a troca eficiente de informações entre monitores para melhorar o atendimento aos alunos e facilitar a colaboração entre monitores, professores e a comunidade escolar. |
Resumo em outro idioma: | In recent years, the role of the school monitor, a support professional, has gained prominence in discussions about inclusive education and public policies. With the growing focus on inclusion and student well-being, especially for those with disabilities, the presence of monitors in schools has become essential. This study investigates the perceptions of these professionals regarding their roles and the challenges they face in the educational context. The research, comprising document analysis followed by the application of questionnaires and focus groups, employed Bardin's Content Analysis for data examination.The study reveals a lack of clarity about the responsibilities of these monitors. The analysis of legal frameworks and their practices underscores the need for better job descriptions and the provision of initial and ongoing training for these professionals, as their actual work often exceeds the prescribed duties. A critical issue identified was the communication gap within teams and the detailed information about students with disabilities (PwD), leading to the development of a Protocol for Continuity of Care Strategies: for support professionals - monitors. This protocol aims to ensure efficient information exchange among monitors to enhance student support and foster collaboration between monitors, teachers, and the school community. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Adaptação escolar Psicologia escolar Inclusão escolar |
Orientador(es): | Silva, Jerto Cardoso da |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Alessandra de Castro Benites.pdf | 3.57 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons