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dc.contributor.authorMorais, Alini Luza-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleMulheres e cadernos de receitas : escritas, memórias e partilhas de saberes em Ciríaco/RS.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSimon, Everton Luiz-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThe dissertation "Women and Recipe Notebooks: Writings, Memories, and Shared Knowledge in Ciríaco/RS" investigates recipe notebooks as spaces for transmitting culinary knowledge, memory, and cultural resistance among women in a rural community in Rio Grande do Sul. These written records go beyond the practical function of documenting recipes, playing a fundamental role in constructing collective identity, affirming female protagonism, and valuing intergenerational knowledge. The academic relevance of this study lies at the intersection of education, food, and memory, addressing recipe notebooks not only as material objects but as active elements of cultural transmission and informal learning. This research contributes to discussions on non-formal education, popular knowledge, and the role of women in preserving culinary traditions. Socially, the study highlights the importance of culinary practices in forming community and emotional bonds, encouraging reflections on the recognition of domestic labor and women's narratives in rural contexts. The dissertation's central objective is to understand how culinary knowledge is recorded, shared, and re-signified across generations through recipe notebooks. The methodology is qualitative, based on field research with semi-structured interviews, document analysis of the notebooks, and participant observation. The selection of participants followed the criterion of relevance in local culinary practices, using the snowball sampling technique. The analyses are grounded in theoretical frameworks discussing social memory, popular education, and food culture. The results indicate that recipe notebooks function as teaching-learning tools, strengthening intergenerational bonds and allowing the continuity of traditionally undervalued female knowledge. Additionally, these records reflect adaptation processes to new sociocultural conditions, demonstrating both continuity and transformation in culinary practices. Women's narratives reveal that cooking and recording recipes are also acts of agency and identity, serving as forms of resistance and cultural appreciation. The study concludes that the recipe notebooks of the women in Ciríaco/RS represent much more than simple culinary compilations; they are living documents that bear witness to histories, relationships, and affections, reaffirming the kitchen's role as a space for sharing, learning, and cultural continuity.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherEducação popularpt_BR
dc.subject.otherCultura popularpt_BR
dc.subject.otherCulináriapt_BR
dc.subject.otherMulherespt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4002-
dc.date.accessioned2025-06-17T19:47:07Z-
dc.date.available2025-06-17T19:47:07Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA dissertação "Mulheres e cadernos de receitas: escritas, memórias e partilhas de saberes em Ciríaco/RS" investiga os cadernos de receitas como espaços de transmissão de saberes culinários, memória e resistência cultural entre mulheres de uma comunidade rural no Rio Grande do Sul. Esses registros escritos ultrapassam a função prática de documentar receitas, assumindo um papel fundamental na construção da identidade coletiva, na afirmação do protagonismo feminino e na valorização dos saberes intergeracionais. A relevância acadêmica do estudo reside na interface entre educação, alimentação e memória, abordando os cadernos de receitas não apenas como objetos materiais, mas como elementos ativos de transmissão cultural e aprendizagem informal. O trabalho contribui para os debates sobre educação não formal, saberes populares e o papel das mulheres na preservação das tradições alimentares. Socialmente, a pesquisa destaca a importância das práticas culinárias na formação de laços comunitários e afetivos, promovendo reflexões sobre o reconhecimento do trabalho doméstico e das narrativas femininas no contexto rural. O objetivo central da dissertação é compreender como os saberes culinários são registrados, compartilhados e ressignificados entre as gerações por meio dos cadernos de receitas. A metodologia adotada é qualitativa, baseada em pesquisa de campo com entrevistas semiestruturadas, análise documental dos cadernos e observação participante. A seleção das participantes seguiu o critério de relevância na prática culinária local, utilizando a técnica de amostragem "bola de neve". As análises fundamentam-se em referenciais teóricos que discutem memória social, educação popular e cultura alimentar. Os resultados indicam que os cadernos de receitas funcionam como instrumentos de ensino aprendizagem, fortalecendo laços intergeracionais e permitindo a continuidade de saberes femininos historicamente desvalorizados. Além disso, observou-se que esses registros refletem processos de adaptação às novas condições socioculturais, evidenciando tanto a permanência quanto a transformação de práticas culinárias. As narrativas das mulheres demonstram que o ato de cozinhar e registrar receitas é também um exercício de agência e identidade, configurando-se como uma forma de resistência e valorização da cultura local. Conclui-se que os cadernos de receitas das mulheres de Ciríaco/RS representam muito mais do que simples compilações gastronômicas; são documentos vivos que testemunham histórias, relações e afetos, reafirmando o papel da cozinha como espaço de partilha, aprendizado e continuidade cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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