Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4007
Autor(es): Mauro, Leonardo de Souza
Título: Qualidade de vida e bem-estar no trabalho : um estudo sobre a realidade dos servidores de uma instituição pública de educação no período pós-pandemia de Covid-19.
Data do documento: 2025
Protocolo CEP: 68093323.5.0000.5343 - 06/06/2023 / 6.105.161 - 06/06/2023
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia de covid-19 provocou transformações significativas nos processos de trabalho em instituições brasileiras de educação, tornando essencial a investigação sobre a qualidade de vida no trabalho (QVT) nesse novo contexto. OBJETIVO GERAL: Analisar as percepções e concepções dos servidores de uma instituição de educação federal acerca da qualidade de vida e bem-estar no trabalho (BET), no período pós-pandemia de covid 19, sob a perspectiva conceitual da macro e microergonomia. CAPÍTULO DE E-BOOK: Reflete-se sobre dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da educação, como a ausência de preparo para a transição digital, ampliação da carga horária, medo oriundo da crise sanitária, isolamento social e a coexistência dos ambientes doméstico e laboral, muitas vezes sem adaptação adequada. Esses fatores impactaram não apenas a saúde mental, mas também as dinâmicas do ensino-aprendizagem e relações profissionais e pessoais. ARTIGO I: Apresenta se uma análise quantitativa, comparando a percepção da QVT e seus fatores estruturantes entre 163 servidores, sendo 40 atuantes em teletrabalho e 123 em trabalho presencial. A média geral da QVT é de 6,61, com destaque para o fator relações socioprofissionais (7,35) e menor média para o fator elo entre trabalho e vida social (5,53). Não há diferenças estatisticamente significativas entre as modalidades de trabalho, mas servidores em teletrabalho apresentam maior média para o fator condições de trabalho e suporte organizacional (7,42 vs. 6,92; d = 0,23), enquanto aqueles em trabalho presencial destacam o fator organização do trabalho (6,68 vs. 6,31; d = 0,20). Os resultados indicam aspectos prioritários para intervenções preventivas. MANUSCRITO I: Aprofundam-se os achados com uma abordagem qualitativa, analisando as concepções de 61 professores e 102 técnico-administrativos que identifica os núcleos temáticos Concepções da QVT, Condicionantes de BET e Condicionantes de MET. Entre as subcategorias, otimização do tempo de trabalho e autonomia profissional estão associadas ao BET, enquanto as convivências harmônicas no trabalho e relacionamentos interpessoais conflituosos à QVT e MET, respectivamente. MANUSCRITO II: Utilizando a técnica de grupos focais formados por seis ocupantes de cargos de direção e oito técnico-administrativos atuantes na Reitoria da instituição pesquisada, identificam-se elementos críticos que comprometem a QVT, como insuficiência de pessoal, pressão pelo cumprimento de prazos e uso intensivo de tecnologias. O grupo de gestores aponta dificuldades relacionadas à sobrecarga de responsabilidades e restrições orçamentárias, enquanto o de não gestores relata falta de reconhecimento e excesso de trabalho. Entre as medidas comumente sugeridas pelos grupos estão a ampliação do quadro de servidores, regulamentação do uso de ferramentas tecnológicas e fortalecimento do reconhecimento profissional. Apesar das dificuldades, o impacto social do trabalho é valorizado como uma fonte de motivação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O modelo conceitual adotado precisa de ajustes para melhor compreender os fatores estruturantes da QVT afetados pelos recentes contextos, influenciados pelo teletrabalho e uso acentuado das ferramentas de comunicação. Cabe à gestão assegurar infraestrutura, suporte e políticas institucionais que promovam um ambiente de trabalho saudável, enquanto os servidores, por meio de uma atuação solidária e colaborativa, contribuem para o fortalecimento das relações profissionais e realizam atividades alinhadas à missão institucional.
Resumo em outro idioma: INTRODUCTION: The covid-19 pandemic brought significant transformations to work processes in Brazilian educational institutions, making it essential to investigate quality of work life (QWL) in this new context. GENERAL OBJECTIVE: To analyze the perceptions and conceptions of employees at a federal educational institution regarding quality of work life and well-being at work in the post-covid-19 period, from the conceptual perspective of macro- and microergonomics. ARTICLE I: A quantitative analysis is presented, comparing the perception of QWL and its structuring factors among 163 employees - 40 employees in teleworking and 123 in in-person work. The overall average QWL score was 6.61, with the highest average in the socio-professional relationships factor (7.35) and the lowest in the link between work and social life factor (5.53). There were no statistically significant differences between work modalities, but employees in teleworking reported a higher average in the working conditions and organizational support factor (7.42 vs. 6.92; d = 0.23), while those in in-person work highlighted the work organization factor (6.68 vs. 6.31; d = 0.20). The results indicate priority areas for preventive interventions. MANUSCRIPT I: The findings are further explored through a qualitative approach, analyzing the conceptions of 61 teachers and 102 administrative staff. The analysis identifies the thematic cores: Conceptions of QWL, Determinants of well being at work, and Determinants of ill-being at work. Among the subcategories, work time optimization and professional autonomy are associated with well-being at work, while harmonious coexistence at work and conflicting interpersonal relationships are related to QWL and ill-being at work, respectively. MANUSCRIPT II: Using focus group methodology, composed of six individuals in management positions and eight administrative staff working at the institution’s Rector’s Office, critical elements that compromise QWL were identified, such as insufficient staffing, deadline pressure, and intensive use of technology. The group of managers pointed out difficulties related to work overload and budget constraints, while the non-management group reported a lack of recognition and excessive workload. Commonly suggested measures among the groups included expanding the workforce, regulating the use of technological tools, and strengthening professional recognition. Despite the challenges, the social impact of their work is valued as a source of motivation. FINAL CONSIDERATIONS: The adopted conceptual model requires adjustments to better understand the structuring factors of QWL affected by recent contexts, especially those influenced by teleworking and the intensified use of communication tools. It is the responsibility of management to ensure infrastructure, support, and institutional policies that promote a healthy work environment, while employees, through solidarity and collaboration, contribute to the strengthening of professional relationships and carry out activities aligned with the institutional mission.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de vida
Educação
Orientador(es): Pohl, Hildegard Hedwig
Coorientador(es): Krug, Suzane Beatriz Frantz
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado

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