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http://hdl.handle.net/11624/4015
Autor(es): | Pappen, Morgana |
Título: | Educação em saúde : realidade, reflexões e intervenções em escolas da zona rural em municípios do Rio Grande do Sul (RS). |
Data do documento: | 2025 |
Protocolo CEP: | 5.413.477, 17 de Maio |
Resumo: | Introdução: A educação em saúde é um processo que auxilia na construção do conhecimento em saúde, contribuindo para o aprimoramento da autonomia dos indivíduos, visando seus cuidados conforme suas especificidades. Nesse sentido, quando abordada na zona rural impacta positivamente a comunidade, pois como é um espaço considerado carente de informações, as ações de educação em saúde influenciam na promoção da saúde e prevenção de doenças nesse meio. Objetivo geral da tese: Conhecer e analisar estratégias e ações de educação em saúde em escolas da zona rural de municípios do RS, bem como, propor e realizar intervenções educativas em saúde. Resumo do manuscrito 1: O manuscrito 1 objetivou analisar estratégias e ações de educação em saúde em escolas rurais do RS, refletindo sobre os possíveis impactos na comunidade escolar. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, analítico, de abordagem qualitativa, envolvendo alunos, pais/responsáveis, professores, profissionais da saúde, Secretário Municipal de Saúde (SMS) e Secretário Municipal de Educação (SME) de quatro municípios rurais. Após a coleta de dados, ocorreu a análise dos mesmos, sendo divididos em duas categorias temáticas, intituladas: Estratégias e ações de educação em saúde: análise a partir das experiências de escolas rurais e ?...Eles falam muita coisa importante que a gente precisa pra vida??: impactos da educação em saúde para a garantia da cidadania. Dessa forma, os resultados apontam que as ações e estratégias de educação em saúde são infrequentes, pontuais e ocasionais, porém, são consideradas importantes e, quando realizadas, necessitam de linguagem simples, clara e de fácil entendimento. Considera-se que as ações possuem relação com o Programa Saúde na Escola e dependem do trabalho conjunto entre profissionais da saúde, professores e gestores para mobilizar o coletivo escolar. Também existem práticas de cuidado à saúde por meio de disciplinas curriculares, no entanto, verificou-se que os professores abordam temáticas da saúde em outros espaços sem as reconhecerem como tais. A abordagem de educação em saúde influência nas condutas de cuidado dos alunos e suas famílias, sendo o discente um multiplicador de saberes. Além disso, essas ações estimulam o discente no seu autocuidado e no exercício da sua cidadania. Conclui-se que as ações e estratégias de educação em saúde realizadas em escolas da zona rural impactam na comunidade, ressaltando a promoção da saúde, a influência no exercício de cidadania e a multiplicação de informações. |
Resumo em outro idioma: | Introduction: Health education is a process that assists in the construction of health knowledge, contributing to the improvement of individuals' autonomy, targeting their care according to their specificities. In this sense, when approached in rural areas, it positively impacts the community, as it is a space considered to lack information, health education actions influence health promotion and disease prevention in this environment. General objective of the thesis: To understand and analyze health education strategies and actions in schools in rural areas of municipalities in RS, as well as to propose and carry out health educational interventions. Abstract of manuscript 1: Manuscript 1 aimed to analyze health education strategies and actions in rural schools in RS, reflecting on the possible impacts on the school community. This is a descriptive, exploratory, analytical study with a qualitative approach, involving students, parents/guardians, teachers, health professionals, the Municipal Health Secretary (SMS) and the Municipal Education Secretary (SME) of four rural municipalities. After data collection, the data were analyzed and divided into two thematic categories, entitled: Health education strategies and actions: analysis based on the experiences of rural schools and “...They talk about a lot of important things that we need for life…”: impacts of health education to guarantee citizenship. Thus, the results indicate that health education actions and strategies are infrequent, punctual and occasional, but they are considered important and, when carried out, they require simple, clear and easy-to-understand language. It is considered that the actions are related to the Health in School Program and depend on the joint work of health professionals, teachers and managers to mobilize the school collective. There are also health care practices through curricular subjects; however, it was found that teachers address health issues in other spaces without recognizing them as such. The health education approach influences the care behaviors of students and their families, with students acting as multipliers of knowledge. In addition, these actions encourage students to take care of themselves and exercise their citizenship. It is concluded that health education actions and strategies carried out in rural schools impact the community, highlighting health promotion, the influence on the exercise of citizenship, and the multiplication of information. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Educação em saúde Promoção da saúde |
Orientador(es): | Krug, Suzane Beatriz Frantz |
Coorientador(es): | Pohl, Hildegard Hedwig |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado |
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