Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/402
Autor(es): Cavichioli, Rossana Braga Pires
Título: Letramento digital : percurso autopoiético para a alfabetização na complexidade.
Data do documento: 2011
Resumo: Esta pesquisa tem como temática o Letramento Digital, com ênfase na passagem do letramento tecnológico para a alfabetização digital em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), pelos alunos dos 2º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal de Santa Maria - RS, visto pela perspectiva de um estado ou condição dos que se apropriam das tecnologias e de suas práticas de leitura e escrita através da tela. O objetivo da pesquisa é abordar as tecnologias como potencializadoras de ensino/aprendizagem em rede no AVA. Observar o processo de como ocorre o letramento digital à luz de conceitos complexos construídos no Paradigma da Complexidade e da Biologia da Cognição/Autopoiesis de Maturana e Varela, aliados às concepções de complexificação e convivência no amor. De acordo com o paradigma adotado, a construção do conhecimento/sujeito está intrinsecamente ligada ao processo de experimentação. Durante a pesquisa, percebeu-se um avanço na leitura e escrita dos alunos, na relação sujeito/máquina, uma maior autonomia. A proposta metodológica foi desenvolvida a partir da abordagem qualitativa, criou-se um ambiente desafiador onde foram gerados os dados da pesquisa. Esses dados são de duas ordens: parto de observadora e pesquisadora, envolvida no processo de ensino/aprendizagem e análise dos dados durante a construção de conhecimento das crianças no laboratório de informática e as autonarrativas dos mesmos, que foram interpretados e relacionados com autores que trabalham esses conceitos, posteriormente analisados por marcadores operatórios, sem separar o ser/fazer/conhecer.
Resumo em outro idioma: This research is about the Digital Literacy, with emphasis on the passage from the technological literacy to the digital one in Virtual Learning Environments (AVA) by the students from the second grade fundamental school of a city school in Santa Maria, Rio Grande do Sul state, seen by the perspective of a status or condition of those who use the technologies and their practice of reading and writing through the screen. This paper aims to approach the technologies as potential tools for teaching and learning on the net in an AVA and to observe the process of digital literacy under the complex concepts built in ‘Paradigm of Complexity and of the Biology of Cognition/Autopoiesis, by Maturana and Varela, along with the conceptions of complex and living in love. According to the adopted paradigm, the construction of knowledge/subject is intrinsically attached to the experimenting process During the research, it was noticed an improvement in the students’ reading and writing, in the relationship subject/machine and a better autonomy. The methodological proposal was developed from the qualitative approach. It was created a challenging environment where the research data were generated. These data are of two species: I start as an observer and researcher involved in the learning/teaching process and data analysis during the knowledge construction in the computing laboratory as well as their narratives which will be interpreted and related with the authors who work on those concepts, analyzed later by operating markers, without splitting being, making and knowing.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Tecnologia educacional
Autopoiese
Cognição
Orientador(es): Pellanda, Nize
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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