Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4020
Autor(es): Lussani, Brendom da Cunha
Título: Léxico, inferência e compreensão : percursos cognitivos na leitura de alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental.
Data do documento: 2025
Resumo: Ancorada nos pressupostos da Psicolinguística, esta pesquisa teve como principal objetivo analisar como a qualidade lexical opera no processo de formação de inferências durante a leitura e resolução de questões de compreensão textual de alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, em duas escolas do interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram investigadas três turmas do 8º e quatro turmas do 9º ano do Ensino Fundamental e comparados quanto ao ano e rede escolar (municipal e particular). Os estudos de Dehaene (2012) e Villa e Silvestre (2014) sobre léxico mental; de Fauconnier (1997) e Fauconnier e Turner (2002) sobre campo semântico e frames; Perfetti (2007) e Perfetti e Stafura (2013) sobre a Hipótese da Qualidade Lexical e em Kintsch e Van Dijk (1978, 1983), Dell?Isola (2001), Marcuschi (2008) e Oakhill, Cain e Elbro (2017), sobre compreensão leitora e produção de inferências, formaram as bases teóricas desta pesquisa. A partir de pesquisas sobre leitura e compreensão, foram criados quatro instrumentos de produção de dados: perfil do participante, baseado em Finger-Kratochvil (2012); Teste Cloze; mapa mental e questionário de múltipla escolha e questões dissertativas. Os testes foram aplicados no segundo semestre de 2023 e, após a análise, pode-se constatar que, na comparação entre escola municipal e escola particular, os alunos da escola particular leem mais, criam mais inferências e conseguem acionar mais elementos linguísticos a partir de um único estímulo (type). Os dados encontrados nesta investigação corroboram relatórios nacionais e internacionais (SAEB, PISA) sobre a leitura na educação básica pública: os estudantes leem pouco e o que leem é menos que o básico para promover a compreensão do texto. No que tange no contraste entre 8º e 9º ano, percebeu-se que o progresso escolar permite que o aluno se desenvolva na leitura e tenha mais domínio sobre as estratégias de leitura e produção de inferências, demonstrando que a escolarização e o acesso a textos são fatores determinantes. Por fim, com o intuito de contribuir com a qualificação da prática docente, são indicadas sugestões de estratégias para desenvolver a leitura em qualquer etapa da educação básica.
Resumo em outro idioma: Anchored in the assumptions of Psycholinguistics, this research aimed to analyze the role of lexical quality in the formation of inferences during reading and the resolution of reading comprehension tasks by 8th and 9th-grade students from two schools in the countryside of Rio Grande do Sul, Brazil. The study involved three 8th-grade and four 9th-grade groups, which were compared according to. according to school year and type of institution (public and private). The theoretical foundation was based on the studies of Dehaene (2012) and Villa & Silvestre (2014) on the mental lexicon; Fauconnier (1997) and Fauconnier & Turner (2002) on semantic fields and frames; Perfetti (2007) and Perfetti & Stafura (2013) on the Lexical Quality Hypothesis; and Kintsch & Van Dijk (1978, 1983), Dell’Isola (2001), Marcuschi (2008), and Oakhill, Cain & Elbro (2017) on reading comprehension and inference generation. Four data collection tests were developed: a participant profile (based on Finger-Kratochvil, 2012), a Cloze Test, a mind map task, and a questionnaire with multiple-choice and open-ended questions. Data was collected in the second half of 2023. Results suggested that students from the private school read more frequently, generate more inferences, and engage a greater number of linguistic elements from a single stimulus (type), compared to those from the public school. The findings of this research are consistent with national and international assessments (e.g., SAEB, PISA) regarding reading proficiency in public basic education: students engage minimally with reading, and what they read does not meet the threshold required to achieve the text comprehension. In the comparison between grades, students in the 9th year demonstrated greater proficiency in reading and inferencing strategies, suggesting that schooling and exposure to texts are determining factors in reading development. Finally, with the purpose of supporting the enhancement of teaching practices, this study offers strategies for fostering reading development across all levels of basic education.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Psicolinguística
Leitura
Lexicologia
Compreensão na leitura
Orientador(es): Gabriel, Rosângela
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Letras – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Brendom da Cunha Lussani.pdf8.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons