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http://hdl.handle.net/11624/4021
Autor(es): | Silva, Juliana Silva da |
Título: | Escolha e prática profissional de acompanhantes terapêuticos na intervenção ABA com indivíduos do espectro autista. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Esta pesquisa-intervenção possui o objetivo de investigar as principais variáveis que influenciam a escolha e a prática profissional de acompanhantes terapêuticos atuantes em intervenções baseadas em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para pessoas com TEA. Optou-se, então, por uma abordagem metodológica mista, integrando dados quantitativos e qualitativos para uma compreensão mais ampla do fenômeno investigado. A coleta de dados da etapa quantitativa consistiu na aplicação de um questionário de perguntas fechadas, realizado por meio da plataforma Google Forms. A etapa qualitativa, por sua vez, foi desenvolvida através de dois grupos focais, cujos dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. A caracterização dos participantes revelou um perfil predominantemente feminino, com idades entre 22 e 30 anos, com formação em Psicologia, em início de carreira e ensino superior em andamento. Os resultados indicaram que as oportunidades de desenvolvimento na carreira e o interesse em trabalhar com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) como os principais motivadores para a escolha profissional pela prática de Acompanhante Terapêutico (AT), seguidos por ganhos financeiros e interesse na ABA. As experiências anteriores em contextos escolares, o contato com profissionais da área e a conexão com a formação em Psicologia também contribuíram significativamente. Entre as variáveis antecedentes e consequentes que impactam o ambiente profissional, destacaram-se as relações de trabalho, a relação com os colegas, os comportamentos-problema dos pacientes, a supervisão e os feedbacks, a evolução dos pacientes, a remuneração, as horas de trabalho e deslocamento. A percepção sobre a valorização profissional indica que a clínica se destaca como um ambiente acolhedor, com reconhecimento e suporte profissional, outros espaços, como a escola e a sociedade em geral, ainda carecem de compreensão e legitimidade quanto ao papel desempenhado por esses profissionais. A relação com as famílias dos pacientes também envolve desafios, relacionados à clareza de funções e ao engajamento familiar no tratamento. Por outro lado, a equipe multiprofissional revelou experiências pontuais de colaboração positiva. Esses achados reforçam a necessidade de ampliar o diálogo e a visibilidade sobre a atuação dos ATs, promovendo práticas que fortaleçam o reconhecimento profissional da ocupação. O "Manual do Acompanhante Terapêutico: Aplicador ABA" foi o produto técnico elaborado como resposta às demandas indicadas na pesquisa-intervenção e visa apoiar a prática profissional de ATs que atuam com ABA e TEA. Entre as principais conclusões do estudo, destaca-se a importância de que as clínicas e instituições que contratam ATs invistam em programas de suporte emocional e capacitação contínua. Paralelamente, torna-se fundamental o desenvolvimento de normas que visem a regulamentação da profissão, garantindo o reconhecimento formal da função e o acesso a melhores condições de trabalho, como vínculo formal, remunerações justas e benefícios, favorecendo a estabilidade e segurança desses profissionais. Este estudo é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia e à linha de pesquisa Práticas Sociais, Organizações e Cultura da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Com orientação da Profa. Dra. Karine Vanessa Perez e coorientação da Profa. Dra. Cristiane Davina Redin Freitas. |
Resumo em outro idioma: | This intervention-research aims to investigate the main variables that influence the choice and professional practice of therapeutic companions working in interventions based on Applied Behavior Analysis (ABA) for individuals with Autism Spectrum Disorder (ASD). A mixed methodological approach was adopted, integrating quantitative and qualitative data to achieve a broader understanding of the phenomenon under investigation. Data collection for the quantitative phase involved the administration of a closed-ended questionnaire using the Google Forms platform. The qualitative phase, in turn, was developed through two focus groups, and the data were analyzed using content analysis. Participant characterization revealed a predominantly female profile, aged between 22 and 30, with backgrounds in Psychology, at the beginning of their careers, and currently pursuing higher education. The results indicated that career development opportunities and an interest in working with individuals with ASD were the main motivators for choosing the profession of Therapeutic Companion (AT), followed by financial gains and an interest in ABA. Previous experiences in school settings, contact with professionals in the field, and alignment with Psychology education also significantly contributed to this choice. Among the antecedent and consequent variables impacting the professional environment, the following stood out: employment relationships, relationships with colleagues, patients' problem behaviors, supervision and feedback, patient progress, remuneration, working hours, and commuting time. Perceptions of professional recognition indicated that clinical settings are perceived as welcoming environments with recognition and professional support, whereas other contexts, such as schools and society in general, still lack understanding and legitimacy regarding the role played by these professionals. The relationship with patients' families also presents challenges related to role clarity and family engagement in the treatment. On the other hand, the multiprofessional team showed occasional experiences of positive collaboration. These findings reinforce the need to expand dialogue and visibility regarding the work of ATs, promoting practices that strengthen the professional recognition of the occupation. The “Therapeutic Companion Manual: ABA Practitioner” was the technical product developed in response to the demands identified in this intervention research and aims to support the professional practice of ATs working with ABA and ASD. Among the main conclusions of the study, the importance of clinics and institutions that hire ATs investing in emotional support programs and ongoing training stands out. In parallel, it is essential to develop regulations that aim to formalize the profession, ensuring formal recognition of the role and access to better working conditions, such as formal employment, fair compensation, and benefits, thereby promoting greater stability and security for these professionals. This study is affiliated with the Professional Master's Program in Psychology and the research line Social Practices, Organizations, and Culture at the University of Santa Cruz do Sul – UNISC. It was supervised by Professor Dr. Karine Vanessa Perez and co-supervised by Professor Dr. Cristiane Davina Redin Freitas. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia |
Tipo de obra: | Dissertação de Mestrado |
Assunto: | Psicologia Saúde mental Autistas |
Orientador(es): | Perez, Karine Vanessa |
Coorientador(es): | Freitas, Cristiane Redin |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado |
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