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dc.contributor.authorKilian, Carina-
dc.typeTese de Doutoradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA leitura nos anos finais do ensino fundamental : caminhos possíveis para a formação do leitor crítico.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorGabriel, Rosângela-
dc.contributor.advisorcoVanin, Aline-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.description.abstractReading is an essential activity in the development of contemporary social practices, and its processing involves "multiple factors of various orders (biological, cognitive, linguistic-textual, co- and contextual, and ideological)" (Dehaene, 2012; Kleiman, 2001; Kolinsky, 2013; Leffa, 1996, 2012; Morais, 2014). In this sense, the development of a proficient reader begins in Early Childhood Education, continues in the Early Years, and progresses through Elementary Education from 6th to 9th grade. At this stage, reading is expected to be automated (the transformation of graphic signs into language), and students should have already mastered basic linguistic levels. Consequently, their working memory is freed for processing the necessary relationships to comprehend more complex texts, enabling them to connect content to their reality and critically engage with the subject (Morais, 2016; Perfetti, 2007; Van Dijk & Kintsch, 1983; Kintsch, 1978, 2013). However, recent national and international reading assessments, such as SAEB 2023 and PISA 2022, indicate low reading proficiency among Brazilian students from 6th to 9th grade. Based on this observation, our research objective emerged: to investigate the factors involved in the reading process that contribute to the development of proficient and critical readers in Elementary Education.To achieve this, the author developed reading tests with guided strategies based on socially and academically relevant themes. This longitudinal study is characterized as exploratory-descriptive, as data were collected from 6th, 7th, 8th, and 9th-grade students, with class sizes averaging 20 students, during 40- and 60-minute Portuguese Language lessons. Monthly tests were administered from August 2023 to July 2024 in public schools in a medium sized municipality (approximately 300,000 inhabitants) in the interior of Rio Grande do Sul. The data collection instruments were designed to verify students' reading skills through questions that explore different linguistic levels, reading comprehension, and critical reflection, aiming to develop intervention strategies to evaluate students' reading performance progress. Additionally, these instruments generated a product that will be made available as didactic-pedagogical material for teachers interested in applying them in their classes.This research contributes to understanding which cognitive reading processes require greater attention in Portuguese Language classes. Furthermore, it highlights the role of teacher-guided reading in fostering students' critical thinking. Finally, this study serves as a reference for teachers and researchers reflecting on possible reading intervention strategies in Elementary Education.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherLeiturapt_BR
dc.subject.otherCompreensão na leiturapt_BR
dc.subject.otherLeitores - Reação críticapt_BR
dc.subject.otherEnsino fundamentalpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4036-
dc.date.accessioned2025-08-26T14:13:30Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA leitura é atividade essencial no desenvolvimento das práticas sociais contemporâneas e, em seu processamento, estão envolvidos múltiplos fatores de várias ordens (biológicos, cognitivos, linguístico-textuais, co e contextuais, e ideológicos) (Dehaene, 2012; Kleiman, 2001; Kolinsky, 2013; Leffa, 1996, 2012; Morais, 2014). Nesse sentido, a construção de um leitor proficiente se inicia na Educação Infantil, desenvolve-se nos Anos Iniciais e continua a progredir nos Anos Finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental. Nesta última etapa, entende-se que a leitura já esteja automatizada (transformação de sinais gráficos em linguagem) e que o estudante já domina níveis linguísticos básicos. Portanto, a sua memória de trabalho está liberada para o processamento das relações necessárias para a compreensão de textos mais complexos, o que permite ao estudante fazer relações entre o conteúdo e sua realidade, e posicionar-se criticamente frente ao tema (Morais, 2016; Perfetti, 2007; Van Dijk e Kintsch, 1983; Kintsch, 1978; 2013). Contudo, as últimas avaliações nacionais e internacionais em leitura, como o SAEB 2023 e o PISA 2022, por exemplo, apresentam baixa proficiência em leitura por parte de estudantes brasileiros de Anos Finais. A partir dessa observação, surgiu o nosso objetivo de pesquisa: investigar quais fatores estão envolvidos no processamento da leitura para a formação de um leitor proficiente e crítico nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, a autora elaborou testes de leitura, com estratégias dirigidas a partir de temáticas selecionadas por sua relevância social e acadêmica. A pesquisa longitudinal caracteriza-se como exploratória-descritiva, pois foi feita a coleta de dados de estudantes de 6º, 7º, 8º e 9ª do Ensino Fundamental, cujas turmas são formadas, em média, por 20 alunos cada, em períodos de aula de Língua Portuguesa, de 60 e 40 minutos. Foram aplicados testes mensais de agosto de 2023 a julho de 2024. O trabalho desenvolveu-se em escolas da rede pública de um município de porte médio (em torno de 300 mil habitantes) do interior do Rio Grande do Sul. Os instrumentos de coleta / produção de dados foram elaborados com o objetivo de verificar as habilidades em leitura dos estudantes, a partir de questões que exploram diferentes níveis linguísticos, de compreensão leitora e de reflexão crítica, com vistas a possibilitar formas de intervenção, para avaliar o progresso do desempenho em leitura desses estudantes. Tais instrumentos também geraram um produto, que será disponibilizado como material didático pedagógico para professores que desejarem aplicá-los em suas aulas. A pesquisa contribui para entender quais processamentos cognitivos em leitura necessitam de maior atenção, durante as aulas de Língua Portuguesa, além de apontar que a leitura dirigida pelo professor contribui para o desenvolvimento da capacidade crítica dos estudantes. Ademais, a pesquisa pode ser considerada uma fonte de consulta para professores e pesquisadores que desejem refletir sobre possibilidades de intervenção em leitura nos Anos Finais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.description.embargo2028-04-11-
dc.description.protocolo8815923.9.0000.5343pt_BR
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