Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4039
Autor(es): Lima, Diego Alexandre Alves de Melo
Título: Interações profissionais no cuidado ao transtorno do espectro autista : avaliação e percepções sobre o trabalho em equipe.
Data do documento: 2025
Protocolo CEP: Parecer: 6.987.556, CAAE: 81751124.7.0000.5343, 06 de agosto 2024
Resumo: Com os avanços científicos sobre o tratamento para o Transtorno do Espectro do Autismo, diversas abordagens surgiram como práticas de intervenções, sendo elas intervenções focais ou globais, de competência técnica de várias áreas profissionais, formando-se equipes multiprofissionais na condução terapêutica dos pacientes. Esta pesquisa e intervenção qualiquantitativa é resultado do Mestrado Profissional em Psicologia, inserindo-se na linha de pesquisa Práticas Clínicas Contemporâneas, Políticas Públicas e Saúde Mental. Essa linha está entrelaçada com as nuances e práticas da interação multiprofissional atual e envolta das competências individuais e coletivas que atuam no tratamento para o autismo e qualificação profissional. Teve por objetivo avaliar a conceitualização e as percepções de equipes multiprofissionais sobre suas interações profissionais na atenção às pessoas com autismo. A pesquisa visou analisar as interações das equipes multiprofissionais, para tanto, avaliamos os conceitos de multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade apresentados na literatura e na perspectiva da intervenção para autismo, que foram ponderados por profissionais especialista, compomos um quadro conceitual das nomenclaturas submetendo os conceitos a esses juízes, a partir das escalas Likert e questões abertas. Posteriormente, realizamos entrevistas sobre a percepção dos profissionais sobre as suas interações, utilizando-se da Análise de Conteúdo de Laurance Bardin. Os resultados mostraram que 66,6% dos profissionais concordam com a conceitualização da multidisciplinaridade, 84,4% com a interdisciplinaridade e 92,5 com a transdisciplinaridade. A análise qualitativa com os profissionais destacou que a efetividade do trabalho multiprofissional depende da qualidade das interações, da abertura para o compartilhamento de conhecimentos e da clareza nos processos colaborativos. Os resultados culminaram na construção do produto técnico intitulado Protocolo de Interação de Equipe Multiprofissional, que abrange seus conceitos, características e critérios destinados a identificar o modelo de interação de equipe, avaliando e modificando o ambiente frente aos resultados conduzindo-os a benefícios do trabalho em equipe.
Resumo em outro idioma: With scientific advances in the treatment of Autism Spectrum Disorder, various approaches have emerged as intervention practices, including focal or global interventions, drawing on technical expertise from various professional areas, forming multidisciplinary teams to manage patients. This qualitative and quantitative research and intervention is a result of the Professional Master's in Psychology, and is part of the Contemporary Clinical Practices, Public Policies, and Mental Health research line. This line is intertwined with the nuances and practices of current multidisciplinary interaction and encompasses the individual and collective competencies involved in autism treatment and professional qualification. It aimed to evaluate the conceptualization and perceptions of multidisciplinary teams regarding their professional interactions in the care of individuals with autism. The research aimed to analyze the interactions of multidisciplinary teams. To this end, we evaluated the concepts of multidisciplinarity, interdisciplinarity, and transdisciplinarity presented in the literature and from the perspective of autism intervention, which were weighed by specialist professionals. We created a conceptual framework of the nomenclatures, submitting the concepts to these judges using Likert scales and open-ended questions. Subsequently, we conducted interviews on the professionals' perceptions of their interactions, using Laurance Bardin's Content Analysis. The results showed that 66.6% of professionals agree with the conceptualization of multidisciplinarity, 84.4% with interdisciplinarity, and 92.5% with transdisciplinarity. The qualitative analysis with the professionals highlighted that the effectiveness of multidisciplinary work depends on the quality of interactions, openness to knowledge sharing, and clarity in collaborative processes. The results culminated in the construction of the technical product entitled Multidisciplinary Team Interaction Protocol, which covers its concepts, characteristics and criteria aimed at identifying the team interaction model, evaluating and modifying the environment in light of the results, leading to the benefits of teamwork.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Transtorno autístico
Psicologia
Equipe de assistência ao paciente
Orientador(es): Silva, Jerto Cardoso da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Psicologia - Mestrado

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