Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/403
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamos, Cassio de Borba-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA identidade nacional na publicidade : as Havaianas e o Brasil.pt_BR
dc.date.issued2012-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorFelippi, Ângela-
dc.contributor.advisorcoPiccinin, Fabiana-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regionalpt_BR
dc.description.abstractThis work proposes to answer the following question: how advertising builds the cultural identities in their content? Through the texts of British cultural studies theorists, as Raymond Williams and Stuart Hall, that debating culture in contemporary society, we began a journey through the main reflections about cultural background of people. The understanding of process of globalization, and its consequences on society, enabled us to elucidate how the cultural identities of the groups are formed and modified over the time. The concepts of Stuart Hall, which examine in depth the question about identity, are complemented by authors who talk with the cultural studies and cast their look on the contemporary world, a society where culture is, largely, produced and consumed through the media and its cultural products. With the support of Latin American theorists, such as Néstor García Canclini and Jesús Martín-Barbero, we study the process of culture in Latin American contemporary societies (in the specific case of our object, Brazil). The reflections of Renato Ortiz and Roberto DaMatta were fundamental to understand the Brazilian culture and how is formed the national identity of Brazil. This set of concepts supported our analysis of television ads of Havaianas (years 1994 to 2010), a brand and a product with a advertising communication idealized to represent a national identity of Brazil. After application of our methodology (analysis of plot, text and image of ads), and with the support of concepts studied throughout this work, we conclude that national identity of Brazil is represented by beaches, by people (beautiful woman, beautiful man, worker or group of friends) and by samba. These elements of national identity are, thus, in the content of media and are disseminated for different regions of Brazil, which have other cultural formations (which are not included in these messages). We understand that the questions studied here interfere in the development of the regions, by erased cultural identities, or by national identity that media proposes as a cultural hegemony.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherCultura - Brasilpt_BR
dc.subject.otherIdentidade socialpt_BR
dc.subject.otherCaracterísticas nacionaispt_BR
dc.subject.otherPublicidadept_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/403-
dc.date.accessioned2015-08-05T14:07:56Z-
dc.date.available2015-08-05T14:07:56Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho se propõe a responder a seguinte questão: como a publicidade constrói as identidades culturais em seus conteúdos? Através dos textos dos teóricos dos estudos culturais britânicos, entre eles Raymond Williams e Stuart Hall, que debatem a cultura na sociedade contemporânea, iniciamos uma jornada pelas principais reflexões sobre a formação cultural dos povos. O entendimento do processo de globalização, e suas consequências na sociedade, nos possibilitou elucidar como as identidades culturais dos grupos são constituídas e modificadas ao longo do tempo. Os conceitos de Stuart Hall, que examinam com profundidade a questão da identidade, são complementados por autores que dialogam com os estudos culturais e lançam seus olhares sobre a contemporaneidade, uma sociedade onde a cultura é, em grande parte, produzida e consumida através da mídia e dos seus produtos culturais. Com o apoio dos teóricos latino-americanos, como Néstor García Canclini e Jesús Martín-Barbero, estudamos esse processo da cultura nas sociedades contemporâneas latino-americanas (no caso específico do nosso objeto, o Brasil). As reflexões de Renato Ortiz e Roberto DaMatta foram fundamentais para compreender a cultura brasileira e como é formada a identidade nacional do Brasil. Esse conjunto de conceitos embasou nossa análise dos anúncios de televisão das sandálias Havaianas (no período de 1994 a 2010), uma marca e um produto com uma comunicação publicitária idealizada para representar uma identidade nacional do Brasil. Após a aplicação da nossa metodologia (análise do enredo, do texto e da imagem dos anúncios), e com o amparo dos conceitos estudados ao longo desse trabalho, concluímos que a identidade nacional do Brasil está representada pelas praias, pelas pessoas (seja a mulher bonita, o homem bonito, o trabalhador ou o grupo de amigos) e pelo samba. Esses elementos da identidade nacional estão, assim, no conteúdo da mídia e são disseminados para as diferentes regiões do Brasil, as quais possuem outras formações culturais (que não estão contempladas nessas mensagens). Entendemos que as questões aqui estudadas interferem no desenvolvimento das regiões do país, seja pelas identidades culturais apagadas, ou pela identidade nacional que a mídia propõe como uma hegemonia cultural.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CassioRamos.pdf591.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons