Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4040
Autor(es): Groff, Elisete Regina
Título: Cálculo de olho : conhecimentos e saberes matemáticos de merendeiras escolares.
Data do documento: 2025
Resumo: A pesquisa que deu origem a esta dissertação teve por objetivo identificar e descrever os saberes matemáticos de quatro merendeiras de duas escolas municipais da região central do vale do Rio Pardo, explorando suas práticas e seus dizeres sobre elas no seu ambiente de trabalho. A investigação também envolveu saber de que maneira essas mulheres adquiriram seus conhecimentos culinários e como os aplicam em suas tarefas diárias nas cozinhas escolares. Foram problematizados os saberes matemáticos, que se manifestaram foram desenvolvidos pelas merendeiras em seus ofícios artesanais. A pesquisa contou com as conversas narrativas, usando o método qualitativo, que incluiu entrevistas, observações e análise de documentos, revelando um ritual cultural de repetição e recriação nas narrativas das merendeiras escolares. Essa elaboração teve a sustentação referencial dos autores D’Ambrósio (2023), que evidenciou a Etnomatemática, Larrosa (2018), no que concerne à docência, e Tardif (2014) e Sennett (2020), que potencializaram os saberes, a experiência e a artesania. Além disso, a alquimia no preparo da pesquisa desenvolvida com as merendeiras contou com o tempero especial de alguns pesquisadores da PUCRS e da UNISC, que salpicaram com especiarias a escrita desta dissertação. Os saberes matemáticos foram praticados por um grupo cultural (merendeiras), e envolveram repetições e recriações, observações, entrevistas e diário de campo. As narrativas das cozinheiras interrogadas permitiram “identificar e descrever” os saberes (também matemáticos) envolvidos nesse ritual que agrega conhecimentos passíveis de serem ministrados como temas pedagógicos em salas de aula. Nessas investigações foi possível perceber e concluir que as merendeiras realizaram suas atividades no preparo dos alimentos utilizando-se, em muitos momentos, de cálculos de olho nas suas atividades laborais, demonstrando uma etnomatemática típica de suas receitas e práticas diárias.
Resumo em outro idioma: The research that led to this dissertation aimed to identify and describe the mathematical knowledge of four school cooks from two municipal schools in the central region of the Vale do Rio Pardo, exploring their practices and their statements about them in their work environment. The investigation also involved understanding how these women acquired their culinary skills and how they apply them in their daily tasks in school kitchens. The mathematical knowledge, which manifested and developed among the school cooks in their artisanal crafts, was problematized. The research employed narrative conversations, using a qualitative method that included interviews, observations, and document analysis, revealing a cultural ritual of repetition and recreation in the narratives of school cooks. This dissertation was supported by the referential framework of authors D’Ambrósio (2023), who highlighted Ethnomathematics; teaching was represented by Larrosa (2018); with Tardif (2014) and Sennett (2020), the knowledge, experience, and craftsmanship were enhanced. Furthermore, the "alchemy" in conducting the research with the school cooks included the special seasoning of some researchers from PUCRS and UNISC, who sprinkled spices into the writing of this dissertation. The mathematical knowledge was practiced by a cultural group (school cooks) and involved repetitions and recreations, observations, interviews, and field notes. The narratives of the questioned cooks allowed the "identification and description" of the knowledge (including mathematical knowledge) involved in this ritual, which aggregates knowledge that can be taught as pedagogical themes in classrooms. In these investigations, it was possible to perceive and conclude that the school cooks carried out their activities in food preparation, often using rough calculations in their work tasks, demonstrating a typical ethnomathematics in their recipes and daily practices.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Etnomatemática
Educação
Orientador(es): Gustsack, Felipe
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Elisete Regina Groff.pdf817.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons