Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4041
Autor(es): Silveira, Helves Belmiro da
Título: Percurso educativo etnomatemático vivenciado por mulheres do curso de licenciatura em matemática na comunidade indígena Prinekô kayapó.
Data do documento: 2025
Resumo: Esta tese tem por objetivo acompanhar o percurso de estudos e pesquisas etnomatemático das acadêmicas do curso de licenciatura em matemática do IEA\ UNIFESSPA, junto à comunidade indígena Prinekô, localizada no distrito de Barreira do Campo no município de Santana do Araguaia, no Estado do Pará, a fim, de entendimentos dos elementos culturais dessa comunidade, e como eles se articulam e integram aos conteúdos de matemática da educação básica. Trata-se de uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, o registro do trabalho de campo foi realizado por meio de observação, entrevistas, anotações nas notas de campo e registros fotográficos. Os participantes da pesquisa foram seis acadêmicas do curso de licenciatura em matemática do Instituto de Engenharia do Araguaia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, e a comunidade indígena da aldeia Prinekô. O estudo situa-se na vertente do Programa Etnomatemática, em busca de entender o saber/fazer matemático da comunidade indígena da aldeia Prinekô. A partir desse contexto, os aportes teóricos alicerces desta pesquisa têm como base Ubiratan D’Ambrósio e a contribuição de pesquisadores do campo da Educação Matemática e da Educação. As visitas realizadas na comunidade indígena Prinekô possibilitaram apresentar tanto o registro do resgate histórico, como o contexto e os costumes presentes na tradição dessa comunidade. Nos resultados são apresentadas as tarefas propostas pelas acadêmicas do curso de licenciatura em matemática, voltadas para a educação básica, nos anos iniciais e finais do ensino fundamental, buscando estabelecer relações entre o conhecimento indígena Prinekô e o conhecimento científico matemático praticado em sala de aula. Trazendo as contribuições do Grupo de Pesquisas Getnoma para o desenvolvimento desta tese e das pesquisas voltadas à etnomatemática, na região tocantinea do Estado do Pará. No entanto, a pesquisa não teve como pretensão chegar a uma teoria final das maneiras de saber/fazer matemático dessa comunidade, mas apresentar novos enfoques e metodologias no ensino de Matemática, considerando o contexto cultural da comunidade indígena Prinekô. Contribuindo, assim, para uma formação de professores que valoriza a docência e a diversidade, no ensino de matemática.
Resumo em outro idioma: This thesis aims to follow the path of ethnomathematical studies and research of the undergraduate students in mathematics at IEA\UNIFESSPA, together with the Prinekô indigenous community, located in the district of Barreira do Campo in the municipality of Santana do Araguaia, in the State of Pará, in order to understand the cultural elements of this community, and how they are articulated and integrated into the mathematics content of basic education. This is a field research with a qualitative approach, the fieldwork was recorded through observation, interviews, notes in field notes and photographic records. The research participants were six academics from the mathematics degree course at the Araguaia Engineering Institute, Federal University of South and Southeast Pará, and from the indigenous community of the Prinekô village. The study is part of the Ethnomathematics Program, seeking to understand the mathematical knowledge/practice of the indigenous community of the Prinekô village. From this context, the theoretical foundations of this research are based on Ubiratan D’Ambrósio and the contribution of researchers in the field of Mathematics Education and Education. The visits carried out in the Prinekô indigenous community made it possible to present both the record of the historical rescue, as well as the context and customs present in the tradition of this community. The results present the tasks proposed by the students of the undergraduate mathematics course, aimed at basic education, in the initial and final years of elementary school, seeking to establish relationships between Prinekô indigenous knowledge and mathematical scientific knowledge practiced in the classroom. Bringing the contributions of the Getnoma Research Group to the development of this thesis and research focused on ethnomathematics, in the Tocantins region of the State of Pará. However, the research did not aim to reach a final theory of the ways of knowing/doing mathematics in this community, but to present new approaches and methodologies in teaching Mathematics, considering the cultural context of the Prinekô indigenous community. Thus contributing to teacher training that values teaching and diversity in mathematics teaching.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Tese de Doutorado
Assunto: Índios Kaingang
Mulheres indígenas
Etnomatemática
Orientador(es): Menezes, Ana Luisa Teixeira de
Coorientador(es): Silva, Renata Lourinho da
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Helves Belmiro da Silveira.pdf9.96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons