Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4042
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBatista, Juarez Ferreira-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleAfinidades epistemilógicas entre Paulo Freire e Michael Lowy : contribuições para a pesquisa em educação.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorMoretti, Cheron Zanini-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis is a bibliographical research that aims to understand how the epistemological affinities between Paulo Freire and Michael Lӧwy interact with each other and can contribute to research in education. To this end, we sought to characterize the epistemologies of Paulo Freire and Michael Löwy based on previous categories, such as: dialectics, history and science; and to investigate possible contributions to research in education. The primary authorial sources were analyzed using the technique of Discursive Textual Analysis, requiring organization and production of data. Historical and dialectical materialism was used to support the analyses and reflections on the works in question. Two books by Paulo Freire were used as research sources: “Education as a Practice of Freedom” and “Pedagogy of the Oppressed”; and two books by Michael Löwy: “The Adventures of Karl Marx against Baron Münchhausen” and “Ideologies and Social Science: Elements for a Marxist Analysis”. In the analysis, dialogicity between both was ensured to enrich and develop the thematic investigation and problematization. The main results indicate that Freire and Löwy use dialectics as a central tool to promote critical and transformative education, challenging power structures and promoting both awareness and humanization. They share a critical view of reality, using dialectics, history and science as tools, highlighting the importance of a critical reading of historical reality. Both defend education as a field of intervention that seeks to overcome inequalities, based on a science committed to human emancipation. Thus, the dialogue between their epistemologies contributes to an emancipatory and reflexive approach to educational research. It is concluded that their epistemological affinities offer a solid basis for educational practices and theories that not only inform, but also prepare individuals and collectives to question and transform their social realities, highlighting the continued relevance of their approaches in the contemporary educational scenario.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subject.otherLöwy, Michael, 1938-pt_BR
dc.subject.otherIdeologiapt_BR
dc.subject.otherLiberdadept_BR
dc.subject.otherUtopiaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4042-
dc.date.accessioned2025-08-28T19:18:24Z-
dc.date.available2025-08-28T19:18:24Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoTrata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico que tem como objetivo compreender como as afinidades epistemológicas entre Paulo Freire e Michael Lowy, dialogam entre si e podem contribuir para a pesquisa em educação. Para tanto, buscou-se caracterizar as epistemologias de Paulo Freire e de Michael Löwy a partir de categorias prévias, como: dialética, história e ciência; e investigar as possíveis contribuições para a pesquisa em educação. As fontes primárias autorais foram analisadas por meio da técnica da Análise Textual Discursiva, exigindo organização e produção de dados. Valeu-se do materialismo histórico e dialético para fundamentar as análises e reflexões sobre as obras em questão. Constituíram-se como fontes de pesquisa dois livros de Paulo Freire: “Educação como prática da liberdade” e “Pedagogia do oprimido”; e dois livros de Michael Löwy: “As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen” e “Ideologias e Ciência Social: elementos para uma análise marxista”. Na análise, assegurou-se a dialogicidade entre ambos para enriquecer e se desenvolver a investigação temática e a problematização. Os principais resultados indicam que Freire e Löwy utilizam a dialética como uma ferramenta central para promover uma educação crítica e transformadora, desafiando estruturas de poder e promovendo tanto a conscientização quanto a humanização. Compartilham uma visão crítica da realidade, utilizando a dialética, a história e a ciência como ferramentas, destacando a importância de uma leitura crítica da realidade histórica. Ambos defendem a educação como um campo de intervenção que busca superar desigualdades, a partir de uma ciência comprometida com a emancipação humana. Assim, o diálogo entre suas epistemologias contribui para uma abordagem emancipatória e reflexiva para a pesquisa educacional. Conclui-se que suas afinidades epistemológicas oferecem uma base sólida para práticas e teorias educacionais que não apenas informam, mas também preparam os indivíduos e coletividades a questionarem e transformarem as suas realidades sociais, destacando a relevância contínua de suas abordagens no cenário educacional contemporâneo.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Juarez Ferreira Batista.pdf2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons