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http://hdl.handle.net/11624/4043
Autor(es): | Scotta, Larissa |
Título: | Governamentalidade neoliberal e educação : a emergência da família docendis. |
Data do documento: | 2025 |
Resumo: | Esta Tese investiga o papel da família na racionalidade neoliberal e suas consequências para a educação no Brasil contemporâneo. A partir das lentes teórico metodológicas da governamentalidade pensada por Foucault, analisa como a centralidade atribuída à família tradicional pelo neoliberalismo e o deslocamento de responsabilidades do Estado para os indivíduos e suas famílias tem reforçado o projeto neoliberal a favor da concorrência e contra a igualdade e contribuído para a privatização da educação. A análise de um conjunto de documentos oficiais e não oficiais, entendido como uma espécie de arquivo que materializa um discurso sobre a família, aponta a emergência de uma agenda familiar nos domínios da educação que está diretamente vinculada ao intento neoliberal de promover uma ordem privada, homogênea e familiar em detrimento de uma ordem pública, plural e democrática. Nesse escopo, ao abordar a ascensão do programa Escola sem Partido e do movimento a favor da escolarização doméstica, a Tese apresenta o conceito de família docendis para descrever o acionamento da instituição familiar como a principal educadora, como aquele instrumento privilegiado de governamento da população que visa não somente colocar em disputa currículos e políticas públicas educacionais, a partir da primazia dos valores familiares, como também determinar com quem se pode aprender e conviver. A ascensão dessa família docendis reforça a privatização dos direitos sociais e aprofunda a dissolução dos laços coletivos, ampliando desigualdades e colocando em risco os princípios democráticos na educação. Ao sublinhar o caráter antidemocrático da guerra de valores colocada em funcionamento na atualidade, evidencia-se como o desmantelamento da ideia do social vem ganhando respaldo a partir de políticas autoritárias que buscam suprimir o pluralismo e impor seus valores sobre o todo da sociedade. |
Resumo em outro idioma: | This thesis investigates the role of the family in neoliberal rationality and its consequences for education in contemporary Brazil. Through the theoretical and methodological lens of governmentality as conceived by Foucault, it analyzes how the centrality attributed to the traditional family by neoliberalism and the shifting of responsibilities from the state to individuals and their families have reinforced the neoliberal project in favor of competition and against equality, contributing to the privatization of education. The analysis of a set of official and non-official documents, understood as a type of archive that materializes a discourse on the family, points to the emergence of a family-centered agenda within the realm of education. This agenda is directly linked to the neoliberal effort to promote a private, homogeneous, and family based order at the expense of a public, plural, and democratic one. Within this scope, by addressing the rise of the Escola sem Partido program and the movement in favor of homeschooling, the thesis introduces the concept of docendis family to describe the mobilization of the family institution as the primary educator. This institution serves as a privileged instrument of population governance, not only seeking to contest curricula and public educational policies based on the primacy of family values but also aiming to determine with whom one can learn and coexist. The rise of this docendis family reinforces the privatization of social rights and deepens the dissolution of collective bonds, exacerbating inequalities and endangering democratic principles in education. By highlighting the anti-democratic nature of the current value wars, this study reveals how the dismantling of the social sphere has gained support through authoritarian policies that seek to suppress pluralism and impose their values on society as a whole. |
Nota: | Inclui bibliografia. |
Instituição: | Universidade de Santa Cruz do Sul |
Curso/Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Tipo de obra: | Tese de Doutorado |
Assunto: | Educação Neoliberalismo Democratização |
Orientador(es): | Silva, Mozart Linhares da |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado |
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