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dc.contributor.authorCassaboni, Luciana Oracy Rodrigues-
dc.typeDissertação de Mestradopt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.titleA cozinha como lugar de partilha de saberes : mulheres e trabalho em um contexto de privação de liberdade.pt_BR
dc.date.issued2025-
dc.degree.localSanta Cruz do Sulpt_BR
dc.contributor.advisorSimon, Everton Luiz-
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the prison kitchen as a space for learning, resignification, and identity construction. Within contexts of incarceration, the kitchen transcends its productive role, becoming a site of socialization and transformation where incarcerated women share knowledge and construct new life projects. The study aims to understand how these women's knowledge is constituted and expressed through prison labor, analyzing their work dynamics, challenges, and learning processes. To achieve this, the research adopts a qualitative, ethnographic approach, employing participant observation, semi-structured interviews, and field diary recordings. Data analysis follows the principles of Discursive Textual Analysis, facilitating the identification of patterns and emerging meanings within the women's narratives. Findings indicate that the prison kitchen functions as an informal educational environment, promoting the production, recognition, and appreciation of popular knowledge and fostering solidarity bonds. Despite the restrictions and challenges imposed by the prison system, women creatively reinvent recipes, share expertise, and reframe their work as an opportunity for autonomy and social reintegration. Additionally, experiences in the kitchen positively impact inmates' self-esteem, fostering a sense of belonging and dignity. The research underscores the significance of recognizing the kitchen as a site of learning and professional training within the carceral context, contributing to policy discussions surrounding education and prison labor. By giving visibility to these women's narratives, the study enhances the understanding of gastronomy's transformative potential as a tool for emancipation and the resignification of life trajectories within the prison system.pt_BR
dc.description.notaInclui bibliografia.pt_BR
dc.subject.otherRessocializaçãopt_BR
dc.subject.otherPrisioneiraspt_BR
dc.subject.otherCozinhaspt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11624/4044-
dc.date.accessioned2025-08-28T20:19:18Z-
dc.degree.grantorUniversidade de Santa Cruz do Sulpt_BR
dc.description.resumoA pesquisa investiga a cozinha prisional como espaço de aprendizado, ressignificação e construção de identidades. Em ambientes de privação de liberdade, a cozinha vai além da função produtiva, tornando-se um território de sociabilidade e transformação, onde mulheres encarceradas compartilham saberes e constroem novos projetos de vida. O estudo tem como objetivo compreender a constituição e expressão dos saberes dessas mulheres no trabalho prisional, analisando suas dinâmicas laborais, desafios e aprendizagens. Para isso, adota uma abordagem qualitativa, com base na etnografia, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e registros em diário de campo. A análise dos dados segue os princípios da Análise Textual Discursiva, permitindo identificar padrões e significados emergentes das narrativas dessas mulheres. Os resultados apontam que a cozinha prisional se configura como um espaço educativo não formal, onde ocorre a produção, reconhecimento e valorização de saberes populares e a construção de laços de solidariedade. Mesmo diante de restrições e desafios impostos pelo sistema prisional, as mulheres reinventam receitas, compartilham conhecimentos e ressignificam o trabalho como uma oportunidade de autonomia e reintegração social. Além disso, observa-se que a experiência na cozinha impacta na autoestima das detentas, proporcionando um senso de pertencimento e dignidade. A pesquisa destaca a importância de reconhecer a cozinha como um lócus de aprendizagem e formação profissional no contexto carcerário, contribuindo para o debate sobre políticas públicas de educação e trabalho prisional. Ao dar visibilidade às narrativas dessas mulheres, o estudo amplia a compreensão sobre o potencial transformador da gastronomia como ferramenta de emancipação e ressignificação de trajetórias no sistema prisional.pt_BR
dc.description.embargo2028-07-10-
dc.description.protocoloCAAE 68315323.1.0000.0020 - 05 de Abril de 2023.pt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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