Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11624/4045
Autor(es): Costa, Luseny Gonzaga da Cunha
Título: Manchar, rabiscar e narrar no Centro Municipal de Educação Infantil Vó Tuta Pereira.
Data do documento: 2025
Resumo: A dissertação de mestrado aborda a relação entre ação pedagógica na creche e docência com crianças de dois e três anos para interrogar e refletir a ação espontânea de manchar, rabiscar e narrar no Centro Municipal de Educação Infantil Vó Tuta Pereira, localizado em Caldas Novas, Goiás. Especificamente o objetivo é compreender a ação pedagógica que escuta e acolhe o interesse e a curiosidade de um grupo do Maternal I pela experiência de manipular materiais e instrumentos que fazem aparecer riscos e rabiscos que passam espontaneamente a narrar. A observação atenta, a escuta sensível, os registros no caderno de campo, o estudo de registros pedagógicos, planos de aula, materiais didáticos e a descrição da imersão realizada no cotidiano da escola, foram os procedimentos que, aliados aos registros fotográficos, permitiram acompanhar as crianças pequenas em suas primeiras experiências de produzirem marcas no mundo. O recurso da fotografia, como registro do instante vivido, não são ilustrações, mas uma tentativa metodológica de olhar novamente para interrogar como a criança pequena interage com materialidades e instrumentos gráficos disponíveis para a experiência de explorar o movimento do gesto que produz marcas nas superfícies, a habilidade do corpo expressar suas vivências e possibilidades de narrar sensações e ideias no ato mesmo de manchar e rabiscar. A reflexão teve como ponto de partida e sustentação teórico-metodológica o longo percurso de estudos fenomenológicos realizados pelo grupo de pesquisa Estudos Poéticos UNISC/CNPq na especificidade da dimensão lúdica de linguagem na educação da infância. As pesquisas efetuadas no grupo em torno da ação de começar a riscar e rabiscar, como ação lúdica de tornar visível uma narrativa gestual, aliadas aos procedimentos e estudos no Centro Municipal de Educação Infantil Vó Tuta permitem considerar que a ação de começar a desenhar, a qual todas as crianças realizam, não só incentiva a iniciarem gestos de produzir marcas como também promove possibilidades de inaugurar modos de olhar. Brincando, as crianças de dois e três anos simultaneamente narram, riscam, imitam e fantasiam ao viver a experiência do corpo em linguagem capaz de produzir marcas para interagir com o mundo. A docência na creche que assume a responsabilidade de valorizar a ação de começar a desenhar na creche, redimensiona o comprometimento com ação de educar cada criança no grupo.
Resumo em outro idioma: This master's degree dissertation addresses the relationship between pedagogical action in daycare and teaching with children aged two and three years old to question and reflect on the spontaneous action of staining, scribbling and narrating at the Municipal Center for Early Childhood Education Vó Tuta Pereira, located in Caldas Novas, Goiás. Specifically, the objective is to understand the pedagogical action that listens to and welcomes the interest and curiosity of a group of Maternal I students in the experience of manipulating materials and instruments that produce lines and scribbles that spontaneously begin to narrate. Attentive observation, sensitive listening, records in field notebooks, the study of pedagogical records, lesson plans, teaching materials and the description of the immersion carried out in the daily life of the school were the procedures that, together with photographic records, allowed us to accompany young children in their first experiences of producing marks in the world. The use of photography as a record of the moment experienced is not an illustration, but a methodological attempt to look again and question how young children interact with the materials and graphic instruments available for the experience of exploring the movement of gestures that produce marks on surfaces, the body's ability to express its experiences and the possibilities of narrating sensations and ideas in the very act of smudging and scribbling. The reflection had as its starting point and theoretical methodological support the long course of phenomenological studies carried out by the research group Estudos Poéticos UNISC/CNPq on the specificity of the playful dimension of language in early childhood education. The research carried out by the group on the action of beginning to scratch and scribble, as a playful action of making a gestural narrative visible, combined with the procedures and studies at Municipal Center for Early Childhood Education Vó Tuta allow us to consider that the action of beginning to draw, which all children perform, not only encourages them to begin gestures of producing marks but also promotes possibilities of inaugurating ways of looking. While playing, two and three years old children simultaneously narrate, draw, imitate and fantasize as they experience their bodies in a language capable of producing marks to interact with the world. The teaching in daycare centers that assumes the responsibility of valuing the act of beginning to draw in daycare resizes the commitment to the act of educating each child in the group.
Nota: Inclui bibliografia.
Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul
Curso/Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Tipo de obra: Dissertação de Mestrado
Assunto: Educação de crianças
Professores de educação infantil
Orientador(es): Richter, Sandra Regina Simonis
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado

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